GNR sopra 94 velas

PUB.

Ter, 10/05/2005 - 15:01


O comandante da GNR de Bragança, Norberto Fernandes, aproveitou o 94º aniversário da instituição para reunir as forças vivas do distrito num almoço que decorreu no quartel bragançano.

A iniciativa decorreu na passada terça-feira, com a presença do governador civil de Bragança, Jorge Gomes, de diversos autarcas do distrito, agentes e graduados da GNR, responsáveis da PSP, comandantes dos corpos de Bombeiros, responsáveis dos Serviços Prisionais e representantes da Guarda Civil espanhola.
Em funções desde 14 de Fevereiro, Norberto Fernandes sintetizou a missão dos militares da GNR, perante as dezenas de pessoas que participaram no almoço comemorativo. “O nosso trabalho não é só repressão. A nossa missão é servir com qualidade e eficácia”, sublinhou o major.
Um das funções da GNR continua a ser a vigilância das fronteiras, e daí a presença de autoridades espanholas. “Temos encontros quase quinzenais, onde trocamos informações, e temos um ligação muito estreita, actuando conjuntamente na vigilância das fronteiras”, explicou o comandante.
Em termos de meios humanos, o Grupo Territorial de Bragança da GNR conta com 494 homens, divididos pelos destacamentos de Torre de Moncorvo, Miranda do Douro e Mirandela. “Temos as nossas limitações em termos de efectivos, mas procuramos superá-las e zelar pela segurança dos cidadãos”, reconhece o responsável.

Obras precisam-se

Outras das condicionantes prendem-se com as instalações de alguns postos e quartéis, nomeadamente o de Bragança. “Há quartéis que há 20 ou 30 anos não sofrem obras significativas. Em Bragança vamos fazendo pequenas reparações, mas as grandes obras dependem da decisão da tutela e, para já, não há nada em concreto”, explicou o comandante.
Questionado sobre esta situação, Jorge Gomes, não deixou garantias. “Eventualmente, o quartel de Bragança será modernizado. Está tudo a ser avaliado, porque há instalações piores”, explicou o governador civil.
Quanto aos meios humanos e materiais, Jorge Gomes garante que “há vontade” do Ministério da Administração Interna em reforçar a eficácia das forças de segurança. “Apesar de todas as dificuldades que o País atravessa, há que definir prioridades e o equipamento e reequipamento das forças de segurança é uma delas”, asseguro o responsável.
Antes de partir o bolo do 94º aniversário, Norberto Fernandes procedeu à entrega das taças do Torneio de Futebol que envolveu diversas forças de segurança. Seguiram-se momentos de descontracção, com um agente da GNR a demonstrar os seus dotes de cantor de fado.