Gaiteiros e Tamborileiros tocam em Miranda

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 17:19


Está a decorrer a Semana da Cultura Mirandesa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD), que visa promover os valores culturais de todo o concelho, como é o caso da música, da língua e etnografia.

Do vasto programa destaca-se a Feira do Livro Mirandês, a exposição Ibérica “Galaios e Vetões no Limiar da Romanidade” e, ainda, a exposição das cartas do Abade de Baçal a António Maria Mourinho.
Para além desta iniciativa, está agendado para hoje o I Encontro de Tamborileiros, ao passo que amanhã terá lugar o I Encontro de Gaiteiros. Estas duas actividades são uma das novidades nas comemorações da Semana Cultural, que antecede o Feriado Municipal, a 10 de Julho.
Os já tradicionais Festival de Pauliteiros, Festival de Danças Mistas e Festival da Canção Mirandesa prometem atrair muitos visitantes ao Jardim dos Frades Trinos, o lugar escolhido para estas actividades culturais.

Semana abrangente

De acordo com o presidente da CMMD, Manuel Rodrigo, as actividades agendadas representam “uma aposta na cultura mirandesa numa semana abrangente em que todo o concelho estará empenhado”.
Para além dos espectáculos, serão ainda lançadas várias obras literárias de autores locais, como de “O Calendário da Sé Catedral”, “Os Santuários Rupestres” e “Meu Caminhar Entre a Poesia e a Musica”, este de poesia. Isto, a par do lançamento e gravação de dois CD´s de musica tradicional mirandesa.
As comemorações dos 460 anos de elevação de Miranda do Douro a cidade vão ter, ainda, uma série de inaugurações de infra-estruturas como é o caso de uma Estação de Tratamento de Aguas, do Centro de Acolhimento a Visitantes e do Centro de Acolhimento Juvenil no Barrocal do Douro.
Recordando um pouca da História do concelho, Miranda do Douro foi elevada à categoria de cidade em 1545, pelo então Rei de Portugal, D. João III.
Após a fundação da diocese de Miranda do Douro, naquele mesmo ano, D. Turíbio Lopes, o primeiro bispo diocesano, mandou erguer a Catedral, corria o ano de 1552.