Futebol mobiliza jovens

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 17:02


A Associação Cultural e Recreativa de Vale da Madre (ACRVM) é a única colectividade, no concelho de Mogadouro, a promover o futebol nas camadas jovens. Actualmente, estão inscritos cerca de 40 miúdos, entre rapazes e raparigas, com idades que variam entre os oito e os doze anos.

Domingo após domingo “os amantes da bola” disputam uma competição distrital de futebol.
O resultado desta “escolinha” de futebol surge da união e do gosto desportivo da Junta de Freguesia de Vale da Madre e do técnico Carlos Azevedo, um homem que já se encontra ligado ao futebol, no concelho de Mogadouro, há muito tempo.
Segundo o técnico das equipes do ACRVM, Carlos Azevedo, “foi difícil começar com o projecto, já que não há apoios das instituições locais, principalmente do município, que apenas cede o transporte. Também não há um recinto para disputar os jogos, visto que o estádio municipal foi abaixo e não há para já uma alternativa”.
Os poucos apoios surgem apenas da carolice de alguns e das ajudas de uma pequena parte do comércio local, o que deixa os responsáveis por este sector de formação de jovens atletas um pouco descontentes.
“Todos os domingos temos que disputar jogos fora, o que para além de ser complicados para os jovens atletas também é desgastante”, disse ao Jornal NORDESTE o responsável técnico.
Entretanto, a teimosia dos responsáveis vai prevalecendo, já que acreditam que tudo isto é uma forma de ajudar os mais novos a trilhar por caminhos não desviantes, uma vez que o desporto lhe preenche o tempo livre.
Daqui para frente espera-se concluir o campeonato e continuar a motivar os jovens para a prática do desporto rei desde tenra idade.
Para Carlos Azevedo o mais importante é competir e incutir o espírito desportivo na mentalidade dos mais novos.
No campeonato distrital de Futebol Infantil de Bragança (escolinhas) estão a participar 15 equipas.