FOLAR ganha pavilhão multiusos

PUB.

Ter, 22/03/2005 - 16:56


No próximo ano a Feira do Folar de Valpaços já vai decorrer no novo pavilhão multiusos que está em construção naquela cidade. O certame tem vindo a realizar-se na Escola Secundária, um espaço que já é insuficiente para acolher os 60 expositores que marcam presença. É que para além dos expositores de folar, fumeiro, azeite e vinhos, a feira conta com representações das instituições do concelho que aproveitam a Feira do Folar para promover as suas actividades.

Acresce que, pelo segundo ano consecutivo, a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços marcou presença com quinze stand´s relacionados com acções levadas a cabo pelas empresas de inserção, que também compreendem a produção de folar e de vinhos.
O pavilhão multiusos está a ser construído num terreno entre a central de camionagem e a zona industrial, em plena zona de expansão da cidade. A infra-estrutura vai custar 2,5 milhões de euros e, segundo o presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares, servirá para albergar a Feira do Folar e outros certames ligados à castanha, azeite, vinhos e fumeiro.

Certificação dificultada

O pavilhão encontra-se em fase de acabamentos, pelo que a inauguração deverá a acontecer já no próximo mês de Agosto. “No próximo ano já teremos um espaço digno para esta e outras feiras, que valorizará o concelho de Valpaços”, salienta o edil.
Na forja estão dois certames ligados ao vinho e azeite, outros dos produtos de referência do município que já e conhecido como Capital do Folar. “Com o multiusos construído estão criadas as condições para encetar parcerias com a Adega Cooperativa e com a Cooperativa de Olivicultores e avançar com duas feiras capazes de projectar dois produtos de qualidade reconhecida”, explicou Francisco Tavares.
A certificação do folar de Valpaços continua a ser uma aspiração da Câmara Municipal, mas a diversidade dos ingredientes tem dificultado o processo. “O folar leva fumeiro e se este não estiver certificado o folar também não pode receber esse selo de garantia”, reconhece o autarca.
Para contornar a situação, Francisco Tavares pede ao Ministério da Agricultura uma “atenção especial” no sentido de valorizar o folar de Valpaços com uma garantia de qualidade.
A feira realiza-se na cidade pelo sétimo ano consecutivo, saldando-se em mais de 50 mil visitantes e um volume de negócios que ultrapassa os 500 mil euros.
Além da comercialização de produtos, os restaurantes e tasquinhas da feira promovem jornadas gastronómicas para divulgar os pratos tradicionais.