Fisioterapia sem convenção

PUB.

Ter, 07/06/2005 - 14:36


A Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) luta, há quatro anos, para conseguir um acordo de cooperação com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que garanta o funcionamento do serviço de Fisioterapia e Reabilitação.

Segundo o provedor da instituição, Eleutério Alves, “é lamentável que em Bragança não exista nenhuma unidade de fisioterapia onde os utentes possam receber tratamento gratuitamente”.
O responsável salienta que este serviço está a funcionar há quatro anos, tem recursos humanos suficientes e um espaço adequado. Por isso, refere que este acordo de cooperação ainda não foi estabelecido por “falta de vontade política”.
“Há muitos utentes que têm que se deslocar a Alfândega da Fé, a Mirandela ou a Macedo de Cavaleiros porque não têm possibilidade de pagar os tratamentos, que podem ir até 150 euros”, acentuou Eleutério Alves.
Posteriormente, o SNS acaba por reembolsar o montante do tratamento, mas este pode demorar cerca de meio ano.
No entanto, “a maioria dos idosos não têm possibilidade de pagar os cuidados e já têm dificuldade em se deslocarem, o que os coloca numa situação embaraçosa”, acrescenta o provedor da SCMB.

Instituição quer acolher
idosos acamados

Para aumentar os serviços de saúde da instituição, Eleutério Alves confessa que a SCMB está a equacionar a hipótese de abrir uma Unidade de Cuidados Continuados destinada a utentes acamados, que saem dos hospitais e não têm uma família para os acolher.
De acordo com o provedor, este projecto só vai avançar se o Estado der garantias que vai apoiar financeiramente a construção e a manutenção do serviço.
Para já, a instituição está a “fazer ginástica” com os recursos financeiros que dispõe para proporcionar um atendimento de qualidade a todos os utentes.
“O Estado devia dar mais apoios às Instituições Particulares de Solidariedade Social, porque são elas que fazem toda a acção social no País”, advertiu Eleutério Alves.
O convívio e a ocupação dos tempos livres também fazem parte do dia-a-dia dos idosos da SCMB. Por isso, na passada terça-feira, o Dia da Misericórdia foi comemorado em festa, com os jovens e os idosos a representarem teatro em conjunto.
As exposições, os jogos tradicionais e a música completaram o cenário de festa e animação que se viveu na instituição.