Festival de Sabores vai continuar

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:11


A Estalagem da Senhora das Neves, em Alfândega da Fé, foi palco do jantar de encerramento do Festival de Sabores, uma iniciativa da responsabilidade da Região de Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT), que decorreu em 33 restaurantes do distrito de Bragança ao longo de 2003 e 2004.

Esta última acção, que reuniu quase todos os restaurantes aderentes, serviu para entregar os certificados de participação e fazer o balanço final da iniciativa.
Durante o encontro, o presidente da RTNT, António Afonso, salientou o esforço financeiro na promoção do Festival de Sabores e no retorno alcançado.
Nesta matéria o responsável realçou a participação em 10 programas de televisão, nos quais estiveram, em directo, 20 restaurantes aderentes.
“Este foi, sem dúvida, um dos pontos altos da iniciativa, porque tanto o Nordeste, em especial a gastronomia da região, como os restaurantes passaram a ter mais visibilidade no panorama nacional”, sublinhou António Afonso.

Pratos recuperados

Positivo foi, também, a recuperação de alguns pratos regionais tipicamente nordestinos, que caíram em desuso, mas agora voltam a fazer parte das ementas dos restaurantes da região.
Na hora do balanço, o presidente da RTNT anunciou que o evento vai ter continuidade nos próximos anos, em especial aos fins-de-semana, para dar resposta às solicitações dos restaurantes aderentes.
Para além dos proprietários dos restaurantes, o repasto contou com a presença de elementos da Confraria dos Enófilos e Gastronómicos de Trás-os-Montes e Alto Douro, incluindo o Grão-Mestre, António Monteiro. O responsável congratulou-se com a iniciativa e, principalmente, com o nível do receituário apresentado pelos participantes. António Monteiro vincou, também, as melhorias verificadas nos últimos anos no sector da restauração e, tendo em conta a qualidade dos vinhos regionais, lançou um desafio aos proprietários, no sentido de incluírem, cada vez mais, as marcas da região nas cartas de vinhos.