Fermentãos sem água

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 16:39


A seca já se fez sentir no abastecimento de água a alguns habitantes do Nordeste Transmontano, nomeadamente no Mundo Rural.

Na aldeia de Fermentãos, no concelho de Bragança, a nascente responsável pelo abastecimento da população não tem água suficiente para fazer correr as torneiras.
Por isso, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) foi obrigada a pedir ajuda aos Bombeiros Voluntários, para encher o depósito da aldeia com água da Estação de Tratamento de Água da cidade, através de um auto-tanque.
“Esta situação deve-se à impossibilidade de se obter água através de furos. Já executámos três furos na aldeia e nenhum deles deu água suficiente para colocar uma bomba e abastecer a população”, salientou o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro.
A população desta aldeia já foi alertada para a situação e para a necessidade de gerir o uso da água.
Segundo o vice-presidente da CMB, Fermentãos é, neste momento, o caso mais complicado. Contudo, “nunca faltou água para consumo aos cerca de cem habitantes desta aldeia”, garante o autarca.

“Frieira tem de poupar”

Para fazer face aos problemas de falta de água que possam surgir no concelho, a CMB já adquiriu uma cisterna de 30 mil litros para abastecer o Mundo Rural com água da cidade.
No entanto, a autarquia tem tentado resolver os problemas através da abertura de furos, como aconteceu nas aldeias de Oleiros e Vila Franca.
Já em Frieira, também no concelho de Bragança, a falta de água deve-se à “má gestão deste bem precioso, por parte da população local”, assevera Rui Caseiro, alegando que nesta aldeia “existe um abuso da utilização da água de consumo para a rega”.
Recorde-se que em Frieira, à semelhança do que acontece noutras localidades do município, os habitantes não pagam água, pois nem sequer existem contadores para controlar o consumo deste líquido tão precioso, principalmente no Verão.