Feira da Moimenta tem mais um dia

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:35


Está marcada para os próximos dias 23 e 24 de Abril a XIII Feira Franca da Moimenta, um certame que, este ano, vai ter mais um dia.

O alargamento levou a organização, constituída pela Junta de Freguesia e Associação Cultural e Recreativa da Moimenta, a incluir mais actividades no programa, de modo a prolongar o ambiente de festa que caracteriza o certame.
Assim, existem algumas novidades em relação aos outros anos, a começar pela exposição de máquinas agrícolas e pelo Concurso de Cães de raça Podengo, que vão decorrer no primeiro dia da Feira.
Após o habitual passeio turístico à igreja matriz e moinhos de água, mais uma actividade inédita na Moimenta, desta vez a exposição e passeio de Burro de raça Asinina que terá lugar durante a tarde. Mas, as novidades não ficam por aqui. À noite, decorre o I Encontro Luso-Galaico de Gaitas de Foles que reunirá agrupamentos de transmontanos e da vizinha Espanha.
O domingo abre com uma nova arruada de gaiteiros, este ano a cargo do grupo da Associação Cultural e Recreativa da Moimenta, seguida da abertura da exposição de máquinas agrícolas. Durante o dia decorrem as actividades já institucionalizadas no programa, como é o caso do Passeio BTT “Na Rota do Contrabando Ibérico”, do Concurso de Gado Transmontano e do Percurso Pedestre, que este ano seguirá um trilho definido pelo Parque Natural de Montesinho denominado “Calçada”.

Chega de touros a encerrar

Os jogos tradicionais, a animação com os Caretos de Ousilhão e uma exposição de carros clássicos, que incluíram a Moimenta no passeio do Triumph Club Portugal, são outras das iniciativas previstas. A meio da tarde tem lugar um dos pontos altos da Feira Franca, que é a Chega de Touros, com a participação de oito exemplares de raça Mirandesa.
A gastronomia, por seu lado, é uma componente indispensável na Feira, que contará com três tasquinhas que se encarregarão de matar a fome e a sede aos visitantes durante os dois dias. Além disso, o evento contará com venda de fumeiro, artesanato e produtos da terra.
Atendendo ao facto da edição deste ano coincidir com um fim-de-semana prolongado, o presidente da Junta de Freguesia da Moimenta, Duarte Pires, está confiante numa adesão significativa. “Se o tempo nos ajudar, acho que vamos ter muita gente”, considera o autarca.