Factores que contribuem para o insucesso no ginásio (I)

PUB.

Ter, 07/06/2005 - 16:13


Quando uma pessoa se inscreve num ginásio e dá inicio a um plano de exercício físico, fá-lo por vários motivos:

Perder peso, melhorar uma determinada qualidade física com vista a um maior rendimento desportivo numa determinada modalidade desportiva e aumentar a massa muscular. É um leque bastante variado de razões, todas válidas enquanto motivadoras da prática de exercício físico, quer de competição ou lazer.
O que acontece é que, muitas vezes, (mais do que se possa pensar e do que os próprios interessados gostariam), os objectivos propostos no início não são alcançados.
São vários os motivos que a isso conduzem. Contudo, aponto como primeiro factor de insucesso os factores de ordem nutricional. Tanto em termos de aumento da massa muscular como na perda de gordura corporal, 80 % do sucesso está baseado em factores de ordem alimentar. Seja qual for o motivo para a prática de actividade física, a alimentação é um factor absolutamente determinante para alcançar de forma satisfatória os objectivos propostos.
É um facto que o organismo pode transformar certas substâncias e inclusive criar outras. Mas, em última instância, a matéria-prima que possibilita este facto vai buscá-la aos alimentos que ingerimos. Todas as estruturas corporais, desde o cabelo, as unhas, os ossos, os órgãos, assim como as enzimas, as hormonas e o sangue, estão formadas por esse material retirado dos alimentos. E sobre esta matéria convém referir que são duasas formas de "pecar": por excesso ou por defeito. Isto é, por defeito na medida em que muitas vezes, no intuito de obter resultados mais rapidamente, começa-se a "cortar aqui, cortar ali e acolá", e o resultado é a ingestão insuficiente de calorias e nutrientes. Outras vezes é o contrário. Peca-se por excesso, ingerindo demais e, na maioria das vezes, aquilo que não se devia.
É certo que quando se pratica exercício físico com regularidade, o organismo tem determinadas necessidades acrescidas que é importante cobrir, mas não é por isso que devemos exagerar. Não é porque queremos perder uns quilos que vamos reduzir drasticamente a ingestão calórica, nem porque queremos aumentar a massa muscular se deve aumentar as calorias de forma absurda.
A forma correcta e saudável de o fazer é prestar atenção a todos os aspectos alimentares, ingerindo todos os princípios imediatos (hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água), em proporções adequadas ao tipo de actividade física praticada, objectivos a atingir, metabolismo, etc...
O segundo aspecto, que muito embora seja importante em qualquer situação, reveste-se de particular importância para aqueles que desejam aumentar de massa muscular, é o treino. Dele falaremos na próxima edição.