Externato da Torre premiado

PUB.

Ter, 07/06/2005 - 14:38


Um trabalho realizado por 32 alunos do 9º ano do Externato Liceal de Torre de Dona Chama recebeu uma menção honrosa no Concurso Nacional “Escola Alerta!”, que visa combater barreiras arquitectónicas no espaço público.

Após passarem na série distrital e regional, os jovens daquela escola do concelho de Mirandela receberam o prémio na passada quarta-feira, numa cerimónia realizada em Lisboa.
No mesmo dia foram entregues os dois prémios Nacionais, bem como as quatro menções honrosas. Na categoria 1, destinada a alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, o trabalho “Eliminação de barreiras para pessoas portadoras de deficiência na cidade de Tondela” assegurou um dos prémios a 20 alunos do 2.º ciclo duma escola daquela cidade.
Na categoria 2 (3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário), 15 alunos do 3.ºciclo da Escola EB 2,3 de S. Silvestre, em Coimbra, assinaram o trabalho “Happy Alerta!” e foram contemplados com outro dos prémios nacionais.

Quatro menções honrosas

Quanto às menções honrosas, o trabalho realizado por 23 alunos da Escola do 1º Ciclo de Manteigas mereceu um dos galardões na categoria 1, tal como o trabalho de 16 alunos do 2.º ciclo da Escola Básica Integrada Professora Ana Maria Ferreira Gordo, do Crato, distrito de Portalegre.
Na categoria 2, o júri decidiu atribuir uma menção honrosa aos 32 alunos do 9.º ano do Externato Liceal de Torre de Dona Chama, coordenados pelos docentes Ezequiel Pires e Pedro Ângelo, bem como a 25 jovens da Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu.
O Júri Nacional do Concurso “Escola Alerta!”, coordenado pelo SNRIPD é constituído por representantes do Ministério de Educação, da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, da FENACERCI, da HUMANITAS e da Liga Portuguesa dos Deficientes Motores.