Exercício físico e perda de gordura: A cardio confusão... (II)

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 18:21


O treino com pesos não eleva as pulsações por períodos de tempo muito extensos, mas incrementa a massa muscular que, por sua vez, eleva o metabolismo, produzindo um consumo calorico superior em descanso.

Como já disse antes, a quantidade de actividade física que se possa fazer não é o mais importante, mas sim o tipo de actividade que se faz e o que essa actividade pode fazer (ou não) pela actividade metabólica.
O exercício aeróbio queima calorias sim, mas nada faz por elevar o metabolismo a longo prazo. Se fosse assim tão eficaz, como é que justificam o facto das aulas de aerobica estarem cheias de "gordinhos" ?!...
Isso só se consegue mediante a activação da massa muscular. Que não me interpretem mal os adeptos das actividades aeróbias. Não quero dizer com isto que essas actividades não tenham o seu valor e a sua utilidade. Têm sim senhor. Mas para perder gordura não são a melhor opção. Usem-nas como complemento e não como actividade principal do vosso plano de exercícios.
E um último conselho: quando fizerem exercício aeróbio, façam-no com mais intensidade. Se a uma intensidade baixa (65 % da F. C. M.) queima gordura, com mais intensidade (80 % por exemplo) gastará muito mais. Lembre-se, não é a quantidade que conta.
Ainda não está convencido? Olhe para o físico de um velocista (100-200 metros) e para um maratonista. A diferença é obvia...ou será que não?!...