Escola de Bragança recebe computador

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:15


A entrega do primeiro computador Modelo teve lugar na passada quinta-feira, na Escola do 1º ciclo do Campo Redondo, em Bragança.

Esta iniciativa insere-se no projecto “ Computadores para as escolas”, que contemplou 500 estabelecimentos de ensino do País, incluindo os Açores e a Madeira.
Em Bragança a escolha recaiu na escola básica do Campo Redondo, o único estabelecimento que teve mais de 1500 inscrições na selecção levada a cabo pelo Modelo.
Os alunos e professores receberam a notícia com muita alegria, visto que, agora, dispõem de mais equipamento informático para auxiliarem a aprendizagem das crianças.
No âmbito das Novas Tecnologias, a escola vai dedicar um dia à Informática, para dar a conhecer às crianças os princípios básicos, nomeadamente o processamento de texto e conhecimentos ligados à pesquisa na Internet.
Segundo o responsável do Modelo de Bragança, José Lourenço, “esta iniciativa visa apoiar as escolas com equipamento informático, no sentido de promover uma educação direccionada para as novas tecnologias da informação”.

Escolas bem equipadas

De acordo com a directora da escola, Odete Esteves, neste momento a escola conta com sete computadores a funcionar em pleno. “Temos quatro salas de aula, cada uma com seu computador, fruto de um projecto feito pela Câmara Municipal de Bragança (CMB) e financiado pelo PRODEP.
Esta escola tem 157 alunos, com idades entre os 6 e os 9 anos, que utilizam os computadores essencialmente para actividades lúdicas.
Na óptica da vereadora da Cultura da CMB, Isabel Lopes, as escolas do 1º ciclo e pré-escolar do concelho de Bragança estão bem equipadas a nível de material ligado às novas tecnologias da informação. “No ano lectivo anterior todas as escolas já tinham, pelo menos, um computador. Este ano, todas as escolas com mais de dez alunos receberam um computador e uma impressora por sala, bem como CD´s didácticos para os alunos poderem trabalhar”, referiu Isabel Lopes.
Recorde-se que para familiarizar as crianças com as Novas Tecnologias da Informação, as escolas do concelho de Bragança receberam, este ano, 48 computadores. Neste momento a CMB está a fazer um estudo para colocar em rede todos as máquinas oferecidas às escolas.
Esta iniciativa dos hipermercados Modelo contou com a participação, a nível nacional, de 4856 escolas, 506 mil alunos e 1734 escolas, pertencentes a concelhos, onde não existe o hipermercado. No universo de participação, 92 por cento das escolas concorrentes foram estabelecimentos públicos.