Escola de Bombeiros pode sair de Bragança

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 14:49


O Centro de Formação de Bragança da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) pode abandonar a cidade, até final do ano não forem criadas instalações definitivas.

O ultimato é feito pelo presidente da direcção da ENB, Duarte Caldeira, que assegura que “não é possível continuar com mais adiamentos”, visto que o processo já se arrasta há dois anos.
Duarte Caldeira deslocou-se a Bragança, na passada quinta-feira, para tomar conhecimento do ponto da situação em que se encontra o processo da cedência das instalações da do IEFP da Quinta da Trajinha à ENB.
“Continuo a ouvir dizer que estão em curso diligências, que a situação está bem encaminhada para a solução da Quinta da Trajinha, mas já andamos nisto há dois anos”, reclama Duarte Caldeira.

Instalações dificultam formação

O responsável salientou, ainda, que as actuais instalações não têm condições para receber os formandos, nem para prestar os ensinamentos adequados aos bombeiros.
“Não podemos enganar os alunos que se deslocam a este centro de formação e comprometer o processo formativo que queremos que seja de qualidade”, assevera Duarte Caldeira.
Na óptica do presidente da ENB a Quinta da Trajinha é um “local adequado” para a instalação do Centro de Formação de Bragança. Contudo, o responsável sublinha que “a fórmula de aquisição das instalações” não diz respeito à ENB, mas foi informado que estão a ser feitos contactos entre a Câmara Municipal de Bragança, o Ministério da Administração Interna e Ministério do Trabalho e Segurança Social, que tutela o IEFP.
Recorde-se que a hipótese do Centro de Formação de Bragança da ENB ser transferido para a Quinta da Trajinha foi levantada pelo secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, nas comemorações dos 115 anos dos Bombeiros Voluntários de Bragança.