Equipa de Rua combate toxicodependência

PUB.

Ter, 03/05/2005 - 17:33


A Associação Reaprender a Viver está a implementar o projecto Equipa de Rua, em Bragança, que visa promover a redução de riscos e minimização de danos decorrentes do consumo de drogas, bem como evitar a propagação do HIV-SIDA.

A Equipa é formada por técnicos e voluntários da área psicossocial que, desde Janeiro passado, realizam um trabalho de rua na cidade de Bragança. Deste modo, a equipa técnica vai começar a distribuir preservativos, trocar seringas, distribuir material de injecção seguro, encaminhar toxicodependentes ou consumidores pontuais para o tratamento e, ainda, a dar apoio psicológico.
Os responsáveis daquela Associação dizem que ainda não encontraram “situações de toxicodependência muito expostas”, embora saibam que o consumo é uma realidade. Por isso, “estamos também a orientar a nossa acção na área da prevenção, a informar os consumidores das formas mais seguras de consumo e sensibilizar a população alvo para o perigo da propagação das doenças infecto-contagiosas”, explicam os dirigentes da Reaprender a Viver.
Paralelamente às acções de rua, encontram-se a decorrer, na sede da Associação, sessões semanais das Famílias Anónimas, destinadas a familiares de indivíduos com problemáticas específicas. Estas acções têm vindo a realizar-se desde o ano passado.
As expectativas são grandes e a Equipa de Rua espera ter, ainda este ano, uma viatura para percorrer as ruas da cidade, o que permitirá dar uma resposta mais eficaz aos consumidores de drogas.
As Equipas de Rua funcionam na sede da Associação Reaprender a Viver, sedeada na Rua Dr.ª Laura Torres, nº 19, no Bairro da Estação, podendo os seus elementos ser contactados através do nº de telefone 273 333 401.