…e Mogadouro também

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:02


À semelhança de Moncorvo, o concelho de Mogadouro também já tem um ecocentro, mais conhecido como uma unidade de recolha selectiva de lixos domésticos, que se encontra instalado na zona industrial da vila do planalto.

Os ecocentros são parques fechados, dotados de contentores de grandes dimensões, onde os cidadãos podem depositar alguns tipos de resíduos valorizáveis, que, pelas suas características, dimensões ou quantidades não podem ser depositados nos ecopontos ou contentores de recolha normal.
Assim, os chamados “ monos” como é o caso de velhos electrodomésticos, móveis ou colchões poder ser ali depositados.
Outros dos produtos que devem ir directos para os ecocentros são os óleos industriais, madeiras e pacotes de produtos agrícolas (pesticidas, herbicidas entre outros).

Crianças sensibilizam população

Ao que foi possível apurar, nas freguesias do concelho será estabelecido um plano de recolha em dia e horas a determinar, em função do volume de resíduos acumulados.
A inauguração do ecocentro contou com a presença dos alunos das escolas de Mogadouro que participam no projecto escolar PROSEPE, para ajudarem na sensibilização dos menos atentos.
Segundo o autarca local, Morais Machado, “esta foi uma das obras que mais custou a edificar em Mogadouro, em termos físicos. Já há cerca de três anos se tentava construir e por em funcionamento o equipamento e só agora é que foi possível”, acrescentou.
Entretanto, o edil espera que a abertura do ecocentro seja um incentivo para manter o concelho mais limpo e livre de objectos que só estragam a paisagem.
Agora, fica o apelo para que todos contribuam para uma recolha selectiva de lixos neste concelho, onde o turismo é uma cartão de visita.
O novo ecocentro custou cerca de 150 mil euros, sendo um projecto da responsabilidade da Associação da Municípios do Douro Superior.