Cultura portuguesa enraíza-se em França

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 15:10


O rancho folclórico e os pauliteiros, integrados na Associação Franco-Portuguesa de Pavillons Sous-Bois - Casa de Trás-os-Montes, espalham a música tradicional portuguesa pelos diferentes pontos de França.

Emigrantes transmontanos, mas também de outros pontos do País, realizam várias actividades culturais, para mostrar à comunidade francesa os usos e costumes praticados em Portugal.
Actualmente, os festivais de folclore realizam-se em diferentes pontos da região de Paris e são a melhor forma dos emigrantes portugueses levarem além fronteiras a música e as danças características de diferentes regiões portuguesas.
Para além da promoção e difusão cultural, a Casa de Trás-os-Montes é o ponto de encontro daqueles que deixaram o seu país para partirem em busca de uma vida melhor.
“Ao fim-de-semana reunimo-nos todos na associação, onde deitamos para trás das costas a vida de emigrante e debatemos os temas que fazem parte da actualidade do nosso País”, salienta Manuel Fernandes, natural de Carção, no concelho de Vimioso.

Emigrantes procuram
informação portuguesa

O convívio entre aqueles que falam a mesma língua também enche o espaço da Associação Franco-Portuguesa de Pavillons Sous Bois.
“Aqui fazem-se muitas amizades. Os emigrantes portugueses vêem este local como a sua segunda casa”, realça o presidente da Associação Franco-Portuguesa de Pavillons Sous-Bois, Casa de Trás-os-Montes, Eduardo Lapa.
Esta associação também tem um papel importante na integração da comunidade portuguesa no quotidiano francês. “Há franceses que colaboram connosco, admiram a nossa cultura, o nosso trabalho e também a nossa hospitalidade”, acrescenta o responsável.
A Casa de Trás-os-Montes existe há cerca de 20 anos e desde então não tem parado de crescer.
Segundo Eduardo Lapa a associação tem recebido muito apoio da Câmara Municipal de Pavillons Sous- Bois, mas também da Câmara Municipal de Bragança.

Usos e costumes unem
Portugal e França

“Este espaço foi cedido pela autarquia de Pavillon. Também temos recebido outros apoios para a realização das nossas actividades, que tem vindo a multiplicar-se depois da assinatura do protocolo de geminação entre Pavillon e Bragança”, acrescentou o responsável.
O vereador da Câmara Municipal de Pavillons Sous-Bois, Yvon Anatchkov, confirma a forte ligação entre a autarquia e a Associação Franco-Portuguesa e promete mais apoios a esta colectividade.
“Vamos pôr os carros da Câmara à disposição da associação para levarem o rancho folclórico a actuarem em diversas zonas de Paris. Em Pavillons também vamos realizar um festival de folclore dia 20 de Junho”, destacou o vereador.
As tradicionais castanhas assadas também vão marcar presença nesta vila francesa. Em Novembro, o município vai encomendar duas toneladas de castanhas a Portugal e realizar uma festa ao som da música tradicional portuguesa.