Crianças defendem a floresta

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 15:30


Árvores, borboletas, flores, pontes e até a albufeira do Azibo são alguns dos elementos que compõem a exposição intitulada “Floresta”, elaborada pelos alunos e professores da Escola do 1º ciclo da Mãe d`Água, em Bragança.

A grande particularidade desta mostra está nos materiais que foram utilizados para criar os objectos. “Usamos unicamente material reciclado”, garante o professor Jorge Guerra.
E como de “pequenino é que se torce o pepino”, as crianças ficam deste tenra idade sensibilizadas para cuidarem do ambiente.
Adriana tem 9 anos e foi uma das participantes na exposição. Esta aluna conta que fez vários trabalhos para esta exposição que considera “importante para sensibilizar as pessoas a tratarem bem da floresta”.
Por sua vez, a Inês relata que fez uma composição sobre a floresta, onde alerta as pessoas para não deitarem fogo, nem poluírem a natureza.
Para acentuar os cuidados que cada um deve ter no dia-a-dia para “contribuir para um ambiente melhor”, a exposição também conta com um mini-ecoponto, para incentivar à reciclagem dos materiais usados.
Contudo, o trabalho dos mais pequenos também foi posto à prova na elaboração de espantalhos.
O professor Jorge Guerra conta que estas figuras, características do Mundo Rural transmontano, fazem parte de um projecto que foi levado a cabo por todas as escolas que fazem parte do Agrupamento Paulo Quintela.
Estas verdadeiras “obras de arte” vão ser colocadas em diversos pontos da cidade, nomeadamente nos jardins, para mostrar à comunidade o trabalho dos mais pequenos.
A exposição sobre a floresta vai estar aberta ao público, naquele estabelecimento de ensino, até quinta-feira.