Cosmética corporal? Está no ginásio...

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 19:03


Ultimamente, encontramos cada vez mais anúncios (quer na imprensa escrita quer na áudio visual), de "escultura corporal", "transformação do corpo", "correcção definitiva de defeitos", entre muitos anúncios publicitários que pretendem vender-nos a possibilidade de "melhoramento Físico" mediante o uso de uma parafernália de cremes e outros produtos milagrosos, uns para o dia outros para a noite, liftings e cirurgias plásticas, com os quais se conseguirá (em pouco tempo) aquilo que a natureza não nos proporcionou.

É a lei do menor esforço; bastam apenas alguns dias para reduzir vários centímetros ás ancas, ás coxas, afinar a cintura e o que é de facto um feito notável é que se pode conseguir tudo isso sem esforço; basta substituir o pequeno-almoço por "ISTO", o jantar por AQUILO" e ao almoço comer tudo o que quiser e que tanto gosta que os resultados são garantidos. Além disso Você merece...não é verdade?!...Mas...o que é isto?!...Está tudo louco ou eu estou afastado deste mundo há muito tempo e não sabia?
Vamos lá ver se nos entendemos. Só um exemplo: os cremes para "combater"(?) a celulite. São tantos e de tantas marcas, tamanhos e cores diferentes que lhe perdemos a conta. Alguns até têm aromas e produzem "efeitos especiais" tipo "pele acetinada". Enfim cada qual o melhor (na opinião do fabricante é claro...). Se fossem assim tão eficazes não era preciso haver tantos. Bastava um e o problema estava resolvido. Ou será que estou enganado?
O que se vê por fora é o reflexo daquilo que está por dentro; é dentro que tudo começa.
A única maneira de melhorar o corpo (não só por fora mas também e sobre tudo por dentro), é através de uma alimentação equilibrada e de um plano de exercício físico praticado com a regularidade e intensidade suficiente (adequada). É essa a verdadeira cosmética; é essa que nos proporcionará mais saúde, vitalidade, vida aos anos e, porque não, anos à vida. É o exercício físico que nos proporciona esses músculos imprescindíveis para a saúde, para a aceleração do metabolismo e melhoramento da figura.
Onde quer que estejamos, seja qual for a situação em que nos encontremos num determinado momento, gozar de uma boa forma física é um valor acrescentado que nunca é demais. Até porque nalgumas delas é fundamental:
- Um momento de profunda angustia ou ansiedade, põe à prova todo o nosso organismo especialmente o coração. Um corpo treinado estará mais capacitado para suportar o stress imposto nesses momentos;
- Na luta contra a doença. O treino físico, para além de fortalecer os músculos (incluindo o músculo cardíaco) também fortalece o sistema imunológico protegendo o nosso organismo, ajudando-o a combater com mais eficácia eventuais contágios e diminuindo consideravelmente o tempo de recuperação.
- A mulher que possua uma musculatura bem treinada, tónica e resistente, sofre menos as deformações ocasionadas pela gravidez, além de recuperarem as formas mais rapidamente após o parto.
- São muitos os momentos de prazer com que a vida nos brinda. Uma tarde recreativa com os amigos, umas lindas férias à beira mar ou no campo, um encontro romântico, etc. Uma pessoa num bom estado de forma física desfrutará bem mais destes momentos.
- Quando chegar o momento de vivermos a "velhice" esta será bem diferente se tivermos construído uma boa forma física ao longo da juventude. Inclusive poderemos continuar com a actividade física até idades bem mais avançadas e viver essa etapa da vida com bastante mais qualidade.
- Há pessoas cuja actividade profissional depende da sua capacidade intelectual, cultural ou imaginativa. O treino físico favorece, e actua beneficamente no funcionamento de todos os órgãos sem excepção, o sistema nervoso central e cérebro, pelo que inclusive a inteligência se vê beneficiada por um bom programa de treino físico.
Em todos os casos, os benefícios da actividade física são evidentes e dignos de admiração. E o que é melhor ainda é que está ao alcance de todos sem distinção de sexo ou idade. É o melhor que pode fazer por si próprio. Mexa-se. Pela sua saúde...