Correios entregam estações

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 14:54


Até 2006 os CTT querem criar 300 Lojas Multimarca, uma rede de parcerias que envolve a empresa postal e a companhia de seguros Fidelidade Mundial.

O modelo de loja em causa já começou a ser experimentado em 29 localidades, tendo em vista o alargamento a todo o País. De acordo com o processo que já está em curso, as Lojas Multimarca tanto podem nascer em estações de Correios já existentes, como a partir de novos balcões, que podem fazer concorrência Às próprias estações dos CTT.
No que respeita ao distrito de Bragança, a medida pode abranger nove estações postais de outras tantas sedes de concelho, tal como o Jornal NORDESTE já noticiou em Fevereiro do ano passado. As excepções são Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, os balcões com maior tráfego e, por isso, mais rentáveis do Nordeste Transmontano.
A parceria com a Fidelidade Mundial representa mais um passo no processo de redimensionamento do número de balcões sob a alçada dos CTT, que começou a ser feito há dois anos.
Para tal, a administração dos CTT tem vindo a propor a entrega de diversas estações a funcionários da própria empresa. A hora é de delegar competências, mas, ao que o Jornal NORDESTE apurou junto de fonte sindical, nenhum trabalhador do distrito foi, até à data, confrontado com uma proposta do género.

Seguros e selos

Segundo o acordo que está em cima da mesa, nos primeiros três anos de actividade por conta própria, os funcionários mantêm-se na condição de licença sem vencimento, podendo regressar à empresa se assim o entenderem.
Nas Lojas Multimarca serão comercializados a maioria dos produtos e serviços dos CTT e da Fidelidade Mundial.
Para incentivar a rede de parcerias, a empresa postal cede as instalações das estações de correios, mobiliário, meios técnicos e informáticos, formação e incentivos para os primeiros três anos de contrato.
À medida que estiveram garantidas as condições de arranque e estabelecidos os acordos de exploração com mais empresários ou funcionários dos CTT, a empresa promete dar continuidade a este processo.

Municípios consultados

Uma das medidas que poderá trazer novos contornos ao avanço das Lojas Multimarca é o protocolo que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) assinou com a administração dos Correios, em Janeiro passado.
De acordo com o documento, sempre que os CTT pretendam implementar qualquer reestruturação na sua rede de estabelecimentos postais, comprometem-se a solicitar parecer às Câmaras Municipais com 60 dias de antecedência
A obrigação aplica-se à abertura e encerramento de Estações de Correios e à criação das Lojas Multimarca.
As Câmaras Municipais, por seu lado, ficam obrigadas a pronunciar-se num prazo de 20 dias no caso de se oporem a tal decisão, apresentando a respectiva fundamentação, e a desenvolver os seus melhores esforços no sentido de serem encontrados consensos.

Através do protocolo com a ANMP, os CTT consideram concluído o processo de agenciamento de estações que não sejam de parceria, onde se incluem as Lojas Multimarca. Ou seja, pressupõe-se que os Correios podem estar a deixar cair a transferência de competências para as Juntas de Freguesia, após a onda de protestos em diversas localidades rurais como Izeda, Rebordelo ou Torre D. Chama.
Além disso, o acordo reforça a obrigação dos CTT no estabelecimento, manutenção e desenvolvimento da rede postal pública, em moldes adequados à eficaz prestação do serviço universal, salvaguardando os interesses dos utentes.