Contenção nas Festas da Cidade

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 16:41


Tony Carreira, D´ZRT, Quadrilha, Sérgio Godinho, Rão Kyão, Janita Salomé, Vitorino e Filipa Pais são alguns dos músicos que vão animar as Festa da Cidade 2005, que decorrem de 1 a 22 de Agosto.

A música brasileira vai chegar no dia 17, com o concerto do grupo “Rabo de Saia”.
Antes disso, as Verbenas, que decorrem de 1 a 14 do próximo mês, vão ser animadas por grupos musicais da região.
Segundo a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Isabel Lopes, “o programa foi criado para agradar às preferências de diferentes públicos”.
Os espectáculos, com entrada gratuita, vão decorrer no parque do Eixo Atlântico, à excepção de três dias. Dia 11 é um deles, com as “Noites de Verão”, um programa da RTP1, a prometer encher a Praça Camões.
O dia 15 é dedicado à freguesia de Santa Maria e o concerto do grupo “Quadrilha” vai decorrer no Castelo. Quanto ao Arraial do dia 21, vai decorrer em simultâneo no Parque do Eixo Atlântico e na Praça Camões.

Paróquias rurais na procissão

As actividades desportivas também vão marcar as comemorações festivas. Para além do encontro desportivo entre Autarquia e Comunicação Social, vai decorrer o Torneio de Hóquei em Patins “Cidade de Bragança” e a tradicional XV Concentração Motard, com a prova do Campeonato Nacional Stunt Riding (free-style).
Em relação ao programa religioso, este ano a procissão de velas sai da igreja de Nossa Senhora das Graças em direcção à Catedral.
Já a procissão solene, que decorre dia 22, vai congregar os padroeiros de todas as paróquias e santuários do concelho de Bragança.
Na óptica do pároco de Nossa Senhora das Graças, padre Bento, esta “é uma forma de se mostrar o valor das imagens religiosas” que são adoradas nas paróquias do Mundo Rural.
De acordo com Isabel Lopes, há dois dias sagrados nas Festas da Cidade, que é a parte religiosa e o dia dedicado ao agricultor, no qual se vai realizar o “Concurso de Bovinos de Raça Mirandesa” e a achega de touros.
As festas, organizadas pela CMB, Fábrica da Igreja Nossa Senhora das Graças, Junta de Freguesia da Sé e de Santa Maria, vão custar cerca de 170 mil euros.