Condições climatéricas adversas travaram Rafael Martins

PUB.

Qua, 06/04/2016 - 09:55


O frio, a chuva e a neve que caiu, no passado domingo, em algumas localidades do concelho de Bragança por onde passou o Montesinho 101 complicaram a tarefa aos cerca de 100 betistas, que participaram na terceira prova do Open Regional de Maratonas de BTT.

Foram muitos os participantes que não terminaram a competição, caso de Rafael Martins. O betetista da ACDC Trofa viu-se obrigado a abandonar a prova quando faltavam cerca de dez quilómetros para chegar à zona da meta, em Bragança, já que corria o risco de entrar em hipotermia.
“Não foi nada fácil. Andei sempre na liderança, mas acabei por desistir ao chegar à aldeia de Soutelo. Estava quase em hipotermia. Entrei em casa de um casal a pedir ajuda que não aguentava o frio”, contou Rafael Martins, que desceu para a segunda posição na categoria de Elite/sub-23.
O Open voltou a ter domínio espanhol. À semelhança do que aconteceu na prova inaugural, em Valbom dos Figos, os betetistas espanhóis ocuparam os lugares de destaque no pódio.
Víctor Fernández Pérez (Trans. Chema-Bolaños Auto) terminou a maratona no primeiro lugar da geral e lidera em Master 35, seguido do compatriota Pepe Fernández Maestre (Club Deportivo el Pinar), que lidera agora em Elite/suib-23,  e de Pedro Lopes (Amigos do Campo Redondo) na segunda e terceira posição, respectivamente.
Na meia-maratona, Óscar Garcia (Club Bicimontaña Lopenta) chegou ao primeiro lugar do pódio e lidera em master 30.
“Tinha bastantes subidas e muita lama. A lama complicou muito. Foi uma prova longa”, referiu o betetista espanhol.
Destaque para António Cordeiro (CC Macedo de Cavaleiros) que conclui a prova no segundo posto.
O Montesinho 101 contou com 103 participantes. O Open Regional de Maratonas prossegue no domingo com os Trilhos do Douro Internacional, em Bemposta.

Jornalista: 
Susana Madureira