Comemorações do Dia Mundial da Criança

PUB.

Ter, 07/06/2005 - 14:55


As escolas e infantários do concelho de Bragança reuniram-se para comemorarem um Dia Mundial da Criança recheado de actividades lúdicas.

Na quarta-feira, os alunos da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança proporcionaram aos mais pequenos uma série de ocupações divertidas e, ao mesmo tempo, pedagógicas.
Os jogos tradicionais, o cantinho da leitura e ateliers de música, pintura, cores e línguas situados no Jardim António José de Almeida fizeram parte do dia de milhares de crianças.
Para além dos ateliers, os mais pequenos também puderam brincar em vários insufláveis que foram colocados na Praça Camões.
No Dia Mundial da Criança a pequenada das escolas da cidade, mas também do Mundo Rural, tiveram um dia de aulas diferente, onde o convívio e a animação estiveram sempre presentes.
Em Miranda do Douro as crianças também tiveram um dia recheado de divertimento.
As comemorações do Dia da Criança foram integradas na Fest`Aqua, uma iniciativa dedicada ao ciclo da água, e proporcionaram aos mais pequenos um dia de convívio, que foi ocupado pela participação da pequenada em vários ateliers.

Crianças divertem-se ao máximo

As actividades prosseguiram em Macedo de Cavaleiros, onde mais de mil crianças do concelho se reuniram no recinto da feira de S. Pedro e participaram nas mini olimpíadas do desporto.
Actividades gímnicas, tiro ao boneco, corrida de sacos, insufláveis, entre outros jogos fizeram parte do dia dos petizes macedenses.
Das muitas crianças com quem falámos e a quem perguntámos o que pensavam deste dia, a resposta foi unânime: “É um dia bonito em que podemos brincar muito!”
A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (CMMC) preparou um dia especial para os mais pequenos e aproveitou para falar dos planos para o futuro.
O projecto denominado “O livro e a leitura”, que se iniciou este ano com o encontro entre as crianças e vários escritores, vai prolongar-se no próximo ano lectivo. “Além disso também temos a mostra de teatro que realizamos anualmente e onde envolvemos as escolas e uma mostra de cinema científico, onde as escolas são novamente envolvidas”, salientou a vereadora da cultura da CMMC, Sílvia Garcia.

Bebés com “bilhete de identidade”

Em Alfândega da Fé as crianças reuniram-se no Parque Verde da vila, onde foram prendadas com o teatro de marionetas “La Loca Compania”, encenado pela companhia Colombiana e com vários insufláveis.
Os escorregas, obstáculos, casa dos saltos, matraquilhos humanos e parede de escalada satisfizeram as delícias da pequenada.
Em dia de festa o presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Carlos Figueiredo, lembrou a luta que a autarquia tem travado para proporcionar às crianças de Alfândega uma educação igual à das crianças de outros pontos do País.
Para já o edil confessa que está satisfeito com o projecto que está a levar a cabo neste âmbito e realça que “os frutos podem ser colhidos a longo prazo”.
Já em Vimioso as crianças divertiram-se na pista de trotinetes, com a animação de DJs, modeladores de balões, pinta faces, cuspidores de fogo, malabaristas, palhaços, percursos de BTT e jogos tradicionais.
O Hospital Distrital de Mirandela também comemorou este dia com a criação de um cartão de identificação intitulado “O Sorriso”, que vai ser atribuído a todas as crianças que nascerem naquela unidade hospitalar.
Este cartão vai ser o primeiro “bilhete de identidade” das crianças e, para além de informações básicas, vai incluir a fotografia, cor dos olhos, alguns cabelos e impressões digitais dos mais pequenos.

Teresa Batista/Adolfo Dias