Comandante homenageado

PUB.

Ter, 27/09/2005 - 16:06


A Assembleia Municipal de Mogadouro (AMM) deliberou, por unanimidade, homenagear o ex-comandante dos Bombeiros Voluntários mogadourenses, António Augusto Azevedo.

Aquele órgão autárquico transmitiu um voto de pesar pelo falecimento do operacional, através de um louvor a título póstumo, que reconhece o papel do comandante, tanto ao nível da corporação, como em termos de serviço à população da vila de Mogadouro.
A inclusão do nome “Comandante António Augusto Azevedo” na toponímia da vila foi outra das propostas feitas à autarquia local, tendo sido aprovada por todas as forças politicas com assento AMM.
Segundo o presidente daquele órgão autárquico, João Henriques, “esta é uma homenagem singela, para que o nome do comandante fique marcado para sempre na história da vila, já que António Azevedo, para todos os efeitos, morreu em serviço”.
Aliás, durante os discursos foram destacadas as suas qualidades humanas e operacionais, tendo ficado claro que a homenagem significa muito pouco, em comparação com os serviços prestados pelo comandante no concelho de Mogadouro e no distrito de Bragança.
Recorde-se que António Azevedo faleceu aos 47 anos de idade, em sua casa, na madrugada do passado dia 16 de Agosto. Na altura regressava de um incêndio ocorrido na região da Burga, concelho de Macedo de Cavaleiros, onde combateu as chamas que assolavam aquela aldeia.
O operacional esteve à frente do corpo activo dos bombeiros de Mogadouro durante quatro anos, sendo-lhe reconhecida obra feita por todos os soldados da paz daquela corporação.