Challengers Trophy em Alfândega da Fé

PUB.

Ter, 03/05/2005 - 19:59


Em Junho, uma das maiores provas nacionais do desporto aventura, o Challenger’s Trophy 2005, vai ter lugar em Alfandega da Fé.

Autarquia e organização estão apostadas nesta prova que pretende trazer para a região cerca de meio milhar de pessoas, entre competidores e assistentes das equipas. O público é muito difícil de contabilizar a esta distância, entre aficionados do desporto e apoiantes das equipas, da região e de todo o país.
Esta é uma competição destinada e concebida exclusivamente aos quadros empresariais, de forma a promover as componentes lúdica e desportiva no seio da comunidade empresarial.
A aposta, este ano, em Alfandega da Fé vale, sobretudo, pelas excepcionais condições naturais do concelho, segundo Pedro Vieira, da organização: “aqui vemos espaço e condições naturais para realizar a prova; todos os anos temos várias candidaturas para termos o Challengers Trophy em determinada região, muitas delas até com algum peso financeiro que, dificilmente Alfandega da Fé alguma vez conseguiria acompanhar. Falta-nos muitas vezes o resto, e o resto é efectivamente condições naturais, paisagísticas, de terreno, que possam ou que permitam realizar um evento com estas características”, revelou o responsável.
Estas afirmações permitem reunir as condições para a vila e o concelho de Alfandega da Fé conquistarem notoriedade e vantagem no turismo de natureza, quiçá servirem de garante e inspiração a investimentos futuros na região, como defendeu o presidente da Região de Turismo do Nordeste Transmontano, António Afonso. “Dá maior notoriedade à região e, conforme aqui foi dito, vai ser a preparação à actividade em si e aquilo que poderá ser o futuro”, explicou.
A autarquia, por seu lado, pretende aproveitar esta oportunidade, onde vai investir cerca de 75 mil euros, esperando vir a recuperar um retorno maior e melhor para o concelho, no aspecto financeiro, turístico, mercado de emprego e qualidade de vida. “Aquilo que vai reverter a favor do município, e eu espero que seja muito, não é só a participação directa dessas 400/500 pessoas, mas acima de tudo a experiência neste tipo de organização e a possibilidade de pormos alguns técnicos ao serviço de jovens que queiram, por sua vez, constituir alguma empresa ligada a esta área”, salientou o edil de Alfandega da Fé, João Carlos Figueiredo.