Cereja faz a festa

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:48


Está marcada para o próximo dia de Junho a IV Festa da Cereja da Freguesia de Nunes, concelho de Vinhais, que decorrerá no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

A organização é da Associação Cultural e Desportiva de Santo Antão de Romariz (ASSAR), que este ano promete mais algumas novidades.
Para além da mostra de exemplares de animais de raças autóctones da região, destaque para exposição de 20 fotografias de Alexandre Ramires, realizadas em Trás-os-Montes no âmbito do Plano de Trabalho e Cultura do Serviço Cívico Estudantil. Os trabalhos datam de 1975 e foram cedidas pelo Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.
Além disso, realiza-se, novamente, o concurso de espantalhos “O Espantalho da minha Terra”, uma actividade aberta à participação de todos, nomeadamente às associações e escolas do concelho de Vinhais.
No que toca aos expositores, a cereja “e outros primores” vão ombrear com a mostra/venda de artesanato em vime e de fumeiro.
No plano desportivo, o Torneio de Tiro aos Pratos contará com os seguintes prémios: 1º Prémio-1 Cordeiro; 2º Prémio - 1 Leitão; 3º Prémio-1 Presunto; 4º Prémio - 1 Galo; 5º Prémio - 1Kg de salpicões; 6 a 10 º Prémio - Troféus. Já o Torneio de Fito colocará em disputa os galardões que se seguem: 1º Prémio-1 Cordeiro; 2º Prémio - 1 Galo; 3º Prémio-1 Coelho; 4º Prémio - Troféu; 5º Prémio - Troféu.
De forma a envolver as comunidades locais, a animação musical será assegurada pelos Gaiteiros da A.C.R. da Moimenta, Gaiteiros da A.C.R. de Vinhais, Caretos da A.C.R. de Ousilhão e Grupo de Música da Casa do Professor de Bragança.
Na organização do certame, a ASSAR conta com o apoio financeiro da
Câmara Municipal de Vinhais e com os apoios da Junta de Freguesia de Nunes, Escola EB 2,3 de Vinhais e Escola Secundária de Vinhais
A Rádio Vinhais e o Jornal NORDESTE asseguram os apoios à divulgação.