Centro de Dia vira lar

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:32


O Centro de Dia de Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, vai ser alvo duma intervenção de fundo que resultará na transformação em Lar da Terceira Idade.

O contrato programa com vista à intervenção foi assinado na passada quinta-feira e a empreitada deverá arrancar dentro de três semanas.
Os trabalhos de modernização vão custar 670 mil euros e serão repartidos em duas fases. A primeira destina-se à construção de um novo edifício e a segunda à adaptação do já existente.
Actualmente, o lar acolhe 13 pessoas, estando previsto um aumento da capacidade para 23 utentes em residência permanente. Para tal, vão ser criadas condições, em termos de conformo, semelhantes às melhores unidades do género existentes no País.
A estrutura também presta apoio domiciliário a idosos de várias localidades vizinhas, como é o caso de Prado Gatão, Atenor, Teixeira, Águas Vivas, São Pedro da Silva e Vilar Seco, esta no concelho de Vimioso.
O novo lar, que pertence à Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD), estará aberto a todos os necessitadas, independentemente de residirem na freguesia de Palaçoulo.

Obras sem apoios

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, José Ramos, a ampliação daquele equipamento social é a concretização de um sonho de vários anos. “Trabalha-se nesta ideia há bastante tempo e não foi fácil ultrapassar determinados aspectos burocráticos”, assegura o autarca de freguesia.
Por outro lado, o investimento no novo equipamento representa um esforço financeiro significativo para os cofres da SCMMD, num momento em que ainda não há apoios da Segurança Social.
De qualquer forma, o provedor da Santa Casa, Mário Corredeira, garantiu que “o investimento na remodelação tinha mesmo de ser feito para dotar o Centro de Dia de condições adequadas aos dias de hoje”. Se assim não fosse, garante o responsável “era melhor fechar”.
Outros dos objectivos da instituição passa por dinamizar o Centro de Dia de Vila Chã de Braciosa, igualmente no concelho de Miranda do Douro, a partir da criação de um Centro de Noite capaz de impulsionar o funcionamento dos serviços. De momento, a valência existente em Vila Chã acompanha nove utentes em Centro de Dia e 17 pessoas em Apoio Domiciliário.
A SCMMD tem a seu cargo cerca de 250 idosos que recebem cuidados em diversas valências.