CARETOS reúnem-se em Podence

PUB.

Ter, 10/05/2005 - 15:47


Os caretos do Nordeste Transmontano reuniram-se, anteontem, em Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, para mostrar à população a magia e a riqueza desta tradição, característica das terras transmontanas.

O primeiro Encontro de Caretos do Nordeste Transmontano juntou cerca de 50 mascarados a rigor, que vieram de diferentes pontos do distrito de Bragança, para animar a aldeia de Podence.
Em dia de festa, os caretos percorreram as ruas da aldeia e, durante o trajecto, não perderam a oportunidade de soltar a sua irreverência e chocalharem quem encontravam pelo caminho.
Segundo o presidente da Associação do Grupo de Caretos de Podence (AGCP), António Carneiro, esta iniciativa “é uma mais valia para a região, uma vez que os caretos de Podence, Ousilhão, Vila Boa, Varge, Salsas e Baçal estiveram reunidos pela primeira vez”.

Promover tradições culturais

Em relação à candidatura dos caretos do Nordeste Transmontano a Património da Humanidade, o fumo branco está previsto para o mês de Novembro. A garantia foi deixada pelo coordenador do projecto, Álvaro Campelo, que salientou a importância de preservar esta tradição que caracteriza os rituais ancestrais da região transmontana.
De acordo com as palavras de Álvaro Campelo, as perspectivas em relação à aprovação da candidatura pela UNESCO são positivas, uma vez que esta é uma tradição cultural que corre o risco de se perder ao longo do tempo.
Na óptica de António Carneiro, o reconhecimento dos caretos como Património da Humanidade é fundamental, na medida que esta tradição passa a ser reconhecida a nível mundial.
A longo prazo, o presidente da AGCP acredita que este património pode beneficiar de apoios financeiros, no sentido de impulsionar a tradição.
No próximo ano, o segundo Encontro de Caretos do Nordeste Transmontano vai decorrer na aldeia de Ousilhão, no concelho de Vinhais.