Capela recuperada em Gouveia

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 16:38


A população de Gouveia, no concelho de Alfândega da Fé, esteve em festa para assinalar a inauguração da Capela de Nossa Senhora do Rosário, que acaba de ser recuperada.

A cerimónia decorreu na manhã de anteontem, com missa e um almoço comunitário.
As obras de restauro permitiram à população voltar a utilizar a capela de Nossa Senhora do Rosário, uma das mais emblemáticas do concelho devido às pinturas antigas que decoram o tecto.
A recuperação, levada a cabo pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, incluiu a limpeza dos granitos de todo o edifício, a substituição do pavimento interior por um mais adequado, a recuperação do coro, altar em talha dourada, púlpito e pinturas do tecto.
O pequeno templo encontrava-se em avançado estado de degradação, pelo que os paroquianos aguardavam o restauro com alguma expectativa.
Estas obras permitiram evitar a deterioração da capela, devolvendo à população um dos elementos patrimoniais mais significativos da freguesia. Trata-se de uma capela do século XVI, que apresenta uma bonita pintura no tecto. Além disso, possui a particularidade de ter um campanário lateral trabalhado em granito.

Incêndio inesperado

Ao longo do tempo foi sofrendo algumas transformações arquitectónicas, mas conserva o essencial da construção original. Chegou mesmo a ser fustigada por um incêndio e as obras nos arruamentos provocaram algumas fendas nas paredes. Daí a necessidade desta intervenção.
A recuperação do património religioso do concelho tem sido uma das preocupações da autarquia. Evitar a degradação de capelas, santuários e igrejas, contribuindo para a preservação da memória colectiva tem sido a linha seguida.
Até agora foram feitas intervenções em diversos templos, sendo de destacar as obras no Santuário de Nossa Senhora das Neves, em Sambade, de Nossa Senhora do Socorro em Vilares da Vilariça, a recuperação da Capela de Nossa Senhora do Rosário na Saldonha, e a intervenção na Igreja Matriz de Valepereiro, entre outros.

Cast5ros na Serra de Gouveia

A freguesia de Gouveia encontra-se a sete quilómetros de Alfândega da Fé e tem como anexa o lugar de Cabreira.
Além da capela de Nossa Senhora do Rosário, a aldeia conta com uma igreja paroquial, construída em 1725, e com uma capela dedicada a Santa Marinha.
A posição estratégica junto ao vale do Sabor, os Castros identificados na zona e a Serra da Gouveia conferiram à freguesia uma importância redobrada em tempos mais recuados. Ainda em finais do século passado a freguesia tinha mais de 300 habitantes. Actualmente conta com 185 eleitores e cerca de 200 habitantes, o que espelha o fenómeno da desertificação que afecta a região.
A localidade de Cabreira, única anexa da freguesia, tem cerca de meia centena de habitantes e é zona de povoamento antigo, comprovado pelo Castro que se encontra nas suas proximidades.
A agricultura é a principal actividade da freguesia. A oliveira, a amendoeira e o sobreiro têm ali boas condições de vida. Naturalmente, acabou por se desenvolver a pastorícia, como complemento à actividade agrícola.