CAP reelege João Machado

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:36


João Machado foi reeleito presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), por um período de três anos.

A nova direcção propõem-se implementar um conjunto de acções, começando pela intervenção profunda e pró-activa junto das entidades responsáveis do Ministério da Agricultura, com vista à definição das linhas orientadoras do Programa de Desenvolvimento Rural para Portugal, a vigorar no período de 2007 a 2013.
“Durante os próximos três anos, a direcção agora eleita vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos seis anos, e preocupar-se acima de tudo, em cumprir os seus deveres para com os cerca de 80 por cento dos agricultores portugueses que representa”, referiu João Machado, Presidente da CAP.
Junto do Governo, a CAP desenvolverá esforços para que as verbas comunitárias disponibilizadas para a agricultura sejam utilizadas na sua totalidade, o que não aconteceu no passado.
A Confederação vai apresentar propostas de alteração ao actual sistema de seguros agrícolas, com base na Comunicação da Comissão ao Conselho COM (2005) 74, sobre a gestão dos riscos e das crises na agricultura. Com esta proposta a CAP pretende, nos próximos anos, ultrapassar a situação actual caracterizada por gastos estatais de cerca de 50 milhões de euros que em nada têm beneficiado os agricultores.
A implementação e execução do Fundo de Pensões CAP, que funcionará como um complemento das reformas dos agricultores, será uma matéria de extrema importância para este mandato.
Outra das prioridades desta Direcção será o acompanhar de perto a reestruturação, modernização e racionalização das funções do Ministério da Agricultura. A eficaz articulação entre o Ministério da Agricultura e o Ministério do Ambiente é, também, vista pela Confederação como absolutamente necessária.
Dar continuidade ao desenvolvimento de acções e definição de protocolos com ONG’s, como as que estão já a ser implementadas com o Banco Alimentar Contra a Fome, Associações de Deficientes, Associações de Defesa e Protecção de Crianças, continuará a ser uma prioridade para esta instituição.
Tendo assumido a direcção da CAP há seis anos, João Machado integrou o elenco directivo em 1993, altura em que foi vice-presidente do Prof. Rosado Fernandes.