Campeonato de Bois regressa

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:34


A Câmara Municipal de Montalegre e Associação Etnográfica "O Boi do Povo" vão fazer regressar o Campeonato de Chegas de Bois, que remonta a 1992.

Para o vice-presidente e vereador da Cultura, Orlando Alves, a volta desta ideia significa “uma excelente oportunidade para unir todos os barrosões em volta de um alto valor de identidade cultural”.
O autarca espera “empenho” por parte daqueles que têm responsabilidades em “não fazer morrer uma das mais nobres tradições, não só do concelho de Montalegre, como de uma região”.
Se tudo correr dentro do agendado, o Campeonato de Chegas de Bois inicia-se a 9 de Junho e termina em Agosto, por altura das festas concelhias.
As inscrições estão abertas a animais de raça barrosã e as lutas vão ser divididas em duas categorias: jovens e adultos.
Ainda no âmbito do Desenvolvimento Rural, uma equipa de trabalho da Câmara Municipal de Montalegre está, desde o passado dia 21 de Março, a proceder à identificação dos animais que serão transformados para a próxima edição da Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, a realizar em meados de Janeiro do próximo ano.
Esta operação decorre até à próxima sexta-feira e está a ser desenvolvida em todas a freguesias do concelho.
Fernando Pereira, engenheiro zootécnico, fala com entusiasmo dos dados já apurados. “É com enorme satisfação que registamos, não só um aumento da produção, como um aumento do número de produtores. Por exemplo, na última edição tivemos cinco novos produtores e na próxima vamos ter dez”, realçou o técnico.