Camilo Mendonça homenageado

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:50


A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa (CTMAD), homenageou, no passado fim-de-semana, em Alfandega da Fé e Macedo de Cavaleiros, o engenheiro Camilo Mendonça, considerado o pai do complexo agro-industrial do Cachão.

A iniciativa está inserida nas comemorações dos 100 anos de existência da CTMAD, já que aquela estrutura tem como objectivo manter elos de ligação na região transmontana.
Segundo os mentores da iniciativa, Camilo Mendonça é um dos trasmontanos que merece ser distinguido.
Para o presidente da CTMAD, Nuno Aires, “honrar aqueles que são definidos como os paradigmas da região, que se vão notabilizando ao longo dos tempos e se destacaram em vários sectores da sociedade é o principal objectivo da instituição”.
O engenheiro Camilo Mendonça “é um dos muitos que merecia uma homenagem por parte da Casa de Trás-os-Montes, já que foi um homem que nasceu na terra e viveu para a terra”, acrescentou Nuno Aires.
Para descrever a pessoa de Camilo Mendonça foi projectado um vídeo com uma alocução assinada por Marcelo Rebelo de Sousa, que define o homenageado como “uma pessoa de personalidade muito forte e frontal”.
“Durante a sua vida, Camilo Mendonça fazia da política um bem público”, disse ao Jornal NORDESTE, a irmã do homenageado, Maria Helena Mendonça.
Camilo Mendonça nasceu em 1921 e faleceu em 1984, com 63 anos, vítima de doença.