BRAGANÇA reforça transportes urbanos

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:04


Bragança tem novos autocarros, que ontem começaram a circular nas diferentes zonas da cidade e nas freguesias do Mundo Rural.

Este reforço dos transportes urbanos, levado a cabo pela Câmara Municipal de Bragança, tem como principal objectivo permitir às pessoas uma maior mobilidade e, ao mesmo tempo, diminuir o número de automóveis que, actualmente, circulam no centro da cidade.
Para permitir à população mais comodidade e flexibilidade ao nível dos transportes suburbanos foram adquiridos mais nove autocarros, o que aumentou a frota para 18 viaturas.
A criação de mais uma linha e a reorganização das três já existentes vai permitir uma maior cobertura da cidade ao nível dos transportes públicos. A linha amarela vai abranger toda a zona Poente de Bragança, enquanto a linha verde vai percorrer a lado Sul. Já a linha vermelha vai assegurar o transporte nas zonas Norte e Noroeste, ao passo que a linha azul vai servir o centro histórico e vai continuar a ser gratuita até ao final do mês de Agosto.
Segundo o presidente da CMB, Jorge Nunes, “a autarquia está a sensibilizar as pessoas para utilizarem os transportes públicos, a fim de evitarem a confusão do tráfego automóvel e ao mesmo tempo, contribuírem para uma cidade mais amiga do ambiente”.

Mundo Rural com mais linhas

Para além da criação de uma maior rede de transportes dentro da cidade, com a diminuição da frequência horária de 1 hora para 30 minutos e o acréscimo de paragens, abrigos e sinalização, o Mundo Rural também vai ter um maior número de linhas.
Além disso, foi introduzida uma outra novidade no funcionamento dos transportes urbanos da cidade, que é a possibilidade de transbordo na Estação Rodoviária, visto que os STUB vão passar todos por este local.
De acordo com o edil bragançano, esta reorganização representa um investimento de cerca de 240 mil euros, calculando os valores disponibilizados para a campanha de promoção, bem como para a operação da mudança das linhas, incluindo a criação de novas paragens abrigos e para a sinalização.
Na óptica de Jorge Nunes, a crescente taxa de utilização dos transportes urbanos é um “forte” motivo para a autarquia investir neste serviço, apesar dos prejuízos que a rede de transportes urbanos acarreta para o município.
No ano passado, mais de um milhão de passageiros utilizou as linhas de transportes públicos, enquanto que a linha azul, nos primeiros 25 dias de funcionamento, registou mais de 10 mil passageiros.