Bragança expõe obras de Viana de Lima

PUB.

Sex, 18/03/2005 - 12:55


Hospital foi uma das obras projectadas pelo arquitecto de renome internacional

O Hospital Distrital de Bragança, a Escola de Enfermagem e o edifício do Montepio Geral são algumas das obras que Viana de Lima deixou em Bragança.
Os projectos realizados pelo arquitecto na cidade, entre os quais plantas e desenhos a carvão realizadas nos anos 60 e 70, estão expostos no Centro Cultural Municipal.
Viana de Lima, uma referência da arquitectura modernística, foi o autor do Plano Regulador de Desenvolvimento Urbano da cidade de Bragança, em 1960. A par deste trabalho elaborou, ainda, outros projectos de edifícios e espaços que são referências da arquitectura da cidade.
Depois dos estudos efectuados na Escola Superior de Belas Artes do Porto, o arquitecto, natural de Esposende, desenvolveu um vasto leque de trabalhos notáveis em Portugal e no Estrangeiro.
Também foi professor na Escola Superior de Belas Artes do Porto, até 1977, e em 1961 foi distinguido pela Fundação Gulbenkian, com o Grande Prémio de Arquitectura da II Exposição de Artes Plásticas.
O arquitecto elaborou, ainda, vários projectos ao nível da recuperação de monumentos históricos portugueses e estrangeiros. Foi além fronteiras que dispensou todos os honorários, defendendo que aquilo que fazia era “um trabalho de amor”.
A mostra, organizada pelo sector do arquivo da Câmara Municipal, está patente até final mês no Espaço Memória do Centro Cultural Municipal.