BRAGANÇA cria Centros Escolares

PUB.

Ter, 03/05/2005 - 17:27


A Câmara Municipal de Bragança (CMB) vai criar três ou quatro centros escolares para concentrar os alunos das escolas que vierem a ser encerradas nos próximos anos.

A Carta Educativa do Concelho de Bragança está prestes a ser apresentada e aponta para o redimensionamento da rede escolar do município.
O presidente da CMB, Jorge Nunes, alega que os centros escolares não são a questão primordial da Carta Educativa. No entanto, revela que é neste documento que assentam as candidaturas que a edilidade vai apresentar à Direcção Regional de Educação do Norte, tendo em vista a construção de “três ou quatro centros escolares, de acordo com as zonas do concelho”.
Uma das medidas que pode ser posta em prática passa pela recuperação e ampliação da melhor escola por cada zona do município, ou pela construção de um edifício de raiz.
As decisões vão constar da Carta Educativa, cuja apresentação poderá estar para breve, acompanhando a Revisão do Plano Director Municipal.
Esta foi uma das novidades avançadas no III Fórum Europeu de Educação – 3º Encontro Luso-Espanhol, que decorreu em Bragança e Mirandela durante o fim-de-semana.

Escolas com horário alargado

O encerramento do fórum, organizado pela Associação Nacional de Professores, pela Associação Nacional de Professores de Espanha e pela confederação Europeia de Associações Profissionais e Sindicatos Independentes, contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.
Naquela que foi a primeira visita ao distrito de Bragança, o governante anunciou o prolongamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos do 1º ciclo do ensino básico até às 17:30 horas, já a partir do próximo ano lectivo. “Não é possível as escolas funcionarem até às 15:30 horas numa sociedade onde se pretende que os pais tenham a sua actividade profissional”, alega Valter Lemos.
O responsável deixou claro que esta medida “não vai afectar o horário dos professores, mas somente o das escolas, neste caso daquelas que têm condições ao nível de instalações para funcionarem até mais tarde”.
Na passagem por Bragança, o secretário de Estado não estabeleceu prazos para reorganizar a rede escolar, ou seja, para encerrar os estabelecimentos com menos de dez alunos. “É uma decisão que compete às autarquias e o Governo não pode dizer se será em 2006 ou em 2007. O que podemos é trabalhar em conjunto com as Câmaras Municipais na reorganização da rede escolar”, frisou o responsável.
Recorde-se que existem 2099 escolas com menos de 10 alunos, na sua maioria situadas no interior do País.