Bovinos mirandeses sobem ao pódio

PUB.

Ter, 28/06/2005 - 18:13


O concurso concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, que decorreu na passada sexta-feira, em Miranda do Douro, reuniu 50 animais, um número “muito inferior” aos participantes no ano anterior.

Na óptica do presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM), Arlindo Formariz, o decréscimo dos produtores que participaram no concurso reflecte a revolta dos criadores face ao prémio que a Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD) atribui aos animais vencedores.
“Não é justo darem o mesmo valor de prémio a um carneiro e a um touro. São animais de porte diferente, que também merecem distinções à parte”, reclama o responsável.
Contudo, o concurso levou ao Estádio Municipal de Santa Luzia animais de diferente porte, que caracterizam bem os animais de raça mirandesa.
Apesar do descontentamento, os produtores desfilaram, com o orgulho, os seus animais, que consideram “a melhor raça do mundo”.

“A raça mirandesa é
o futuro do Planalto”

Segundo Arlindo Formariz “a raça mirandesa é o futuro do Planalto Mirandês”. No entanto, “é preciso que surjam pessoas novas para abraçar esta actividade, que representou, desde sempre, o fado dos mirandeses”, acrescentou.
Apesar do envelhecimento dos agricultores, visto que uma grande parte deles já tem mais de 60 anos, o número de criadores de raça mirandesa não pára de aumentar.
“Há agricultores que criavam outras raças e estão a mudar para a raça mirandesa, porque o preço desta carne mantêm-se, enquanto que o preço das outras carnes tem caído em flecha”, assegura o presidente da ACBRM.
Este ano, a seca também é um entrave para os produtores, visto que o pasto não rebentou e as farinhas ficam mais caras.
“Nós sabemos que vai ser um ano difícil, mas estamos à espera de ajudas por parte do Estado, para ultrapassarmos este obstáculo. Estamos a falar de homens que dedicaram uma vida inteira aos trabalhos da terra, têm gosto pelo que fazem e também uma vida de sacrifico”, enfatiza Arlindo Formariz.

Qualidade garante vendas

Em relação ao preço do mercado da carne mirandesa, o presidente da Cooperativa Agro-pecuária Mirandesa, António Luís, garante que o preço se vai manter, pelo menos para já.
“Enquanto for possível não vamos aumentar o preço da carne, mas, se as coisas se complicarem, devido à seca, aí vamos começar a pensar nisso”, salienta o responsável.
Quanto ao escoamento da carne, António Luís confessa que está garantido para todos os sócios da cooperativa.
O presidente da CMMD, Manuel Rodrigo Martins, enaltece o concurso de bovinos e a raça mirandesa, que considera “a melhor do mundo”, em termos de qualidade.
“Nós pretendemos divulgar a raça e, ao mesmo tempo incentivar os produtores a continuarem a produzir carne Mirandesa”, concluiu o edil.