Bombeiros treinam desencarceramentos

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 14:48


Bombeiros de várias corporações do distrito de Bragança e Vila Real foram postos à prova durante a simulação de diversos acidentes aparatosos, com vítimas encarceradas.

Os simulacros, que decorreram até à passada sexta-feira, no parque de veículos recolhidos e destinados à sucata da Câmara Municipal de Bragança (CMB), inseriram-se no programa do curso de Chefe de Equipa de Salvamento e Desencarceramento (CESD), levado a cabo pelo Centro de Formação de Bragança da Escola Nacional de Bombeiros.
O elevado índice de sinistralidade que mancha as estradas portuguesas é o principal motivo que leva os bombeiros a aperfeiçoar as técnicas de salvamento e desencarceramento.
“Neste curso estamos a melhorar a competência técnica dos formandos, visto que os bombeiros têm equipamento, mas o factor humano é fundamental”, salienta o coordenador do curso de CESD, Elísio Oliveira.
Durante o treino, os soldados da paz depararam com acidentes aparatosos, onde a rapidez e a eficácia foram cruciais para salvar vidas.
“Nós procuramos preparar estes elementos para terem uma intervenção mais coordenada e sistematizada. Para além de se procurar salvar vidas, também é importante garantir a qualidade humana”, sublinha Elísio Oliveira.

“Formação deve continuar”

O responsável acrescentou, ainda, que é “fundamental” que este treino tenha continuidade no seio de cada um dos corpos de bombeiros que estiveram presentes na formação, para “praticarem as técnicas e estarem aptos a desempenhar a missão de salvamento e desencarceramento”.
O grau de dificuldade dos exercícios aumenta, para criar mais pressão sobre os formandos.
“Os bombeiros têm que estar preparados para intervir numa situação real, nas condições mais adversas. Por isso, estamos a trabalhar com veículos completamente deformados, de forma a simularem um acidente bastante grave. A partir daí, eles têm que pôr em prática todas as técnicas de salvamento e desencarceramento, para extraírem as vítimas em segurança”, explica o coordenador do curso.
Após as aulas de formação os bombeiros confessam que já se sentem mais preparados para salvar vidas, nomeadamente em acidentes graves.