Bombeiros com mais apoios

PUB.

Ter, 10/05/2005 - 14:58


O problema dos fogos florestais mobilizou o discurso do secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, durante as comemorações do Dia do Município de Murça, que decorreram anteontem.

O governante apontou o dedo à acção do anterior Governo e preferiu não fazer promessas relativamente ao prolongamento da A4 até Quintanilha, que foi reivindicada pelo autarca de Murça, João Fernandes.
Ascenso Simões recordou a tragédia dos fogos florestais que assolou o País no Verão de 2003 e 2004 para acusar o Governo anterior de má gestão dos fundos vindos da União Europeia.
“Quando cheguei ao meu Ministério verifiquei que, no ano anterior, foram devolvidos à União Europeia 40 por cento dos financiamentos que foram atribuídos a Portugal, para acudir às regiões afectadas pelos incêndios”, criticou o secretário de Estado.
A seca que está a afectar o País é uma ameaça à floresta, pelo que Ascenso Simões lembrou as medidas tomadas pelo Governo para evitar uma calamidade.
“Este ano há uma fase “Alfa”, que não estava prevista, com início marcado para 15 de Maio, com 1200 efectivos no terreno, prontos para atacar. Também foram reforçados os meios aéreos e houve um aumento de efectivos, ao passo que as autarquias e as equipas de sapadores estão a apostar na prevenção”, anunciou o secretário de Estado.

Bombeiros vão ter mais apoios

O membro do Governo mostrou, ainda, a sua indignação pelo facto de, no ano passado, as comemorações dos 76 anos dos Bombeiros Voluntários de Murça não terem contado com a presença de nenhum membro do Governo.
“Para o ano não só vamos estar presentes no aniversário dos bombeiros, como também vamos trazer algumas boas notícias”, acrescentou Ascenso Simões.
Questionado sobre os apoios que os bombeiros podem vir a receber, o governante não quis falar sobre “aquilo que vai acontecer” e, acrescentou, que “ os bombeiros de todo o País vão receber, ainda mais apoios”.
Em relação às indemnizações prometidas aos agricultores de Murça, para ajudar a superar os prejuízos causados pelo granizo que, em 2003, devastou as culturas naquele município, Ascenso Simões garantiu que, no próximo mês, os agricultores vão “ter os valores a que têm direito nas suas casas”.
João Teixeira não deixou passar o Dia do Município sem focar os problemas da seca, que afectam os agricultores da região.