Berrão descoberto em Picote

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 15:07


Foi encontrado na aldeia de Picote, concelho de Miranda do Douro, um berrão que pode pertencer à Idade do Ferro.

O elemento em granito, também designado por berrasco, tem a forma de uma porco e remonta ao período Megalítico.
O achado arqueológico foi descoberto quando um particular procedia a obras de demolição de um edifício, no lugar da Fontósia, a poucos metros onde foi encontrado um exemplar com as mesma características, em 1952, que hoje está exposto num jardim da aldeia.
De acordo com o arqueólogo Armando Redentor, “este elemento, está atribuído a um período datável dos séculos IV a II A.C., em função de outros exemplares, cujo contexto arqueológico é melhor conhecido”, Mas, “no caso dos exemplares transmontanos é possível admitir uma cronologia algo posterior”, salientou o responsável.
Segundo Armando Redentor, “o Nordeste Trasmontano corresponde à área Noroeste da distribuição das esculturas zoomórficas de pedra, normalmente designadas por berrões, a qual terá o seu foco de irradiação nas províncias de Salamanca, Ávila e Norte de Cáceres”.

Frauga avança com estudo

Para já, ainda está por esclarecer o contexto arqueológico específico deste achado, que poderá estar associado à plataforma em forma de esporão rematado pela Fraga do Puio, situada na extremidade sul da aldeia de Picote, um local referido em ocupações do período Neolítico/ Calcolítico, Idade do Ferro e da Época Romana.
A Frauga - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote pretende, agora, fazer um estudo mais aprofundado deste e de outros elementos arqueológicos, no sentido de os catalogar e dar a conhecer aos visitantes.
Historicamente estas esculturas localizam-se, geralmente, junto aos povoados ou em zonas ricas em água ou pastos. Por esta razão têm sido associados à actividade agropecuária característica daqueles povos da antiguidade.
Outros dos pontos é que estas esculturas seriam marcas destinadas a assinalar recursos económicos essenciais e que teriam, também, um valor simbólico, como presenças protectoras do gado e dos castros.
Picote está situada em pleno Parque Natural do Douro Internacional, estando já assinalada numa Rota Ibérica de Castros e Berrascos, recentemente criada ao abrigo do programa comunitário INTERREG III, onde são conhecidos os castros da Cigaduenha e Picões do Diabo.