BABE recorda Tratado

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:49


O Tratado de Babe foi assinado a 26 de Março de 1387, entre D. João I de Portugal e João Gaunt, Duque de Lencastre. Foi através deste documento que o Duque desistiu, a favor daquele Rei de Portugal, de todo e qualquer direito que tivesse sobre a Coroa Portuguesa.

Este episódio emblemático da História de Portugal foi retratado num elemento escultórico construído mesmo à entrada da aldeia de Babe, no concelho de Bragança.
A obra de arte, que espelha o Tratado do século XIV, gravado em português e em inglês numa placa de mármore, foi inaugurada no passado domingo, durante as comemorações do 25 de Abril.
A escultura custou 33 mil euros e é assinada por Luís Ferreira, arquitecto natural da Lombada que possui atelier em Bragança.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Babe, Manuel Esteves, esta homenagem à história da aldeia “é um acto que orgulha os habitantes desta terra”, que constitui a porta de entrada no Planalto de Lombada.
No âmbito da recuperação da história do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, salienta, também, o projecto de recuperação das Vias Augustas, como forma de preservar o património do Nordeste Transmontano.
Trata-se de um projecto que envolve vários municípios de Portugal e Espanha e que está a ser desenvolvido no âmbito do programa Interreg. “Durante os próximos meses o traçado vai estar em estudo e, posteriormente, vai ser divulgado através das autarquias que integram este plano de recuperação das Vias Augustas”, esclarece o edil.
Apesar do traçado para a região do Nordeste Transmontano ainda não estar definido, Jorge Nunes aponta a rota Castro de Avelãs-Bragança-Gimonde-S.Julião, e daqui até à fronteira, como a principal linha de recuperação de todos os vestígios encontrados.