AZIBO distinguido com Bandeira Azul

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 14:51


A praia fluvial da albufeira do Azibo ganhou, pelo segundo ano consecutivo, a bandeira Azul.

Este ano, para além deste galardão, que garante aos banhistas a qualidade da água e a vigilância, bem como a qualidade ambiental de toda a zona envolvente à praia, a albufeira do Azibo foi certificada com a bandeira Praia Acessível, uma distinção que certifica as acessibilidades e infra-estruturas da praia.
O hastear das duas bandeiras decorreu, na passada sexta-feira, com uma cerimónia oficial que abriu a época balnear em Portugal.
Durante a cerimónia, estiveram presentes a secretária de Estado Adjunta da Reabilitação, Idália Muniz, representantes da Fundação para a Educação Ambiental, a Associação Bandeira Azul da Europa, representada por Tereza Goulão, representantes do INAG e da CCDR Norte, bem como o júri responsável pela atribuição da Bandeira Azul.
O hastear da bandeira de Praia Acessível, contou, ainda, com a presença do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração de Pessoas com deficiência.
Estas bandeiras premeiam o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos, no sentido de potenciar as qualidades turísticas da albufeira do Azibo, dotando-a de infra-estruturas, mas sem esquecer a qualidade ambiental.

Azibo aposta
em infra-estruturas

A construção de um pavilhão multiusos e de um pavilhão de apoio aos desportos naúticos, que já se encontram em fase final de execução nas proximidades da praia, são um claro exemplo que a construção de novos equipamentos é feita de acordo com a protecção ambiental.
A primeira infra-estrutura vai albergar um bar e uma sala de computadores com Internet. Quanto ao pavilhão de apoio aos desportos náuticos vai servir para a divulgação e dinamização dos desportos que se praticam nas águas da albufeira.
Para já foi celebrado um protocolo entre a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e o INATEL, com vista à utilização daquele espaço para o apoio a desportos náuticos.
As obras neste local foram, ainda, complementadas durante este ano, com o aumento do número de lugares de estacionamento e da área relvada da zona envolvente à praia do Azibo.
A autarquia macedense também já viu aprovado o projecto para a construção de uma outra praia fluvial no Azibo.
Segundo representantes da edilidade, este novo espaço já irá servir os veraneantes no estio do próximo ano. Este local vai ter cerca de 500 metros de areal, bem como uma piscina fluvial, parque infantil e de merendas e estacionamento.