Artesanato desce à cidade

PUB.

Ter, 10/05/2005 - 15:51


Saberes & Sabores Transmontanos é o nome duma loja especializada em artesanato genuíno de Trás-os-Montes, que acaba de abrir em Mirandela. Trata-se de um espaço situado na Av. Varandas do Tua, que visa comercializar artesanato dos quatro cantos do distrito.

No local é possível encontrar tapeçarias em lã de ovelha, latoaria, facas de Palaçoulo, trabalhos em vime e olaria de Pinela (Bragança). Mas há mais. As miniaturas de casas feitas em barro ou de Caretos de Trás-os-Montes, os artigos em linho e as mantas de Miranda do Douro são, a par dos foles transmontanos, outros dos artigos disponíveis.
Mas quem quiser outras lembranças e recordações da região também pode optar pelas máscaras de madeira que saem das mãos de Tozé Vale, artesão de Vila Boa, concelho de Vinhais.
Na loja Saberes e Sabores Transmontanos pode, ainda, visionar documentários alusivos a Trás-os-Montes e Alto Douro, ter acesso a panfletos e roteiros turísticos e conhecer pequenas amostras da gastronomia regional. É que este espaço comercial também dispõe de doces e compotas artesanais, produzidas na empresa de inserção de Macedo de Cavaleiros “Da Tradição se fez Doce”.
O mel, o azeite e fumeiro, em particular as alheiras de Mirandela, também fazem parte do catálogo da loja, que já tem participado em diversos certames de artesanato organizados no País. É o caso da Feira “Cores e Sabores” que decorreu na cidade alentejana de Portalegre.