Arquivo Municipal vai ter nova casa

PUB.

Ter, 22/03/2005 - 15:16


O antigo Centro Cultural de Bragança, onde funciona o auditório Paulo Quintela, vai acolher toda a documentação histórica do Arquivo Municipal. A Câmara Municipal de Bragança (CMB) já efectuou um projecto de adaptação do edifício para receber o espólio da autarquia, bem como de outras instituições já extintas.

O arquivo, que se encontra alojado no sótão das instalações da CMB há três anos, representa “três quilómetros e 81 metros de documentação”.
Segundo a técnica de arquivo da CMB, Alda Berenguel, “o arquivo, que até ao momento se encontra desorganizado, tem uma grande importância para qualquer instituição, porque da sua organização depende a rapidez com que se consegue obter informação”.
Para colmatar esta situação, a responsável conta que “a autarquia fez um protocolo com a Torre do Tombo, através do Programa de Apoio aos Arquivos, no sentido de organizar o arquivo municipal de Bragança”.
Em breve o antigo centro cultural vai entrar em obras para, posteriormente, “recolher toda a documentação que existe no município, com todas as condições capazes de preservarem toda a informação histórica”, acrescentou Alda Berenguel.

Facilitar o acesso à
informação histórica

A criação de instrumentos necessários para possibilitar ao público o acesso rápido à informação que faz parte do arquivo municipal é, também uma meta atingir com a passagem para as novas instalações.
“São milhares e milhares de papéis, desde cartas a plantas e projectos, muitos deles desconhecidos por muitos investigadores, que vão estar disponíveis a todos os interessados”, realçou a técnica de arquivo da CMB.
A organização da informação histórica vai, ainda, proporcionar a realização de diversas exposições, com espólio sobre o concelho e a cidade de Bragança.
De acordo com a responsável, as principais dificuldades vividas pelo Arquivo Municipal prendem-se com “as más condições de trabalho resultantes das grandes oscilações térmicas próprias dos sótãos, que contribuem para a degradação dos documentos”.
Alda Berenguel destacou, ainda, a necessidade da criação de um novo espaço para o Arquivo Municipal, sob pena “ de se perder a informação histórica deste concelho do Nordeste Transmontano, que representa a memória de um povo”.