ARGOZELO requalifica Calvário

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 16:04


A Câmara Municipal de Vimioso vai investir cerca de 500 mil euros na requalificação urbanística da zona do Calvário, em Argozelo.

A decisão foi tomada numa reunião de Câmara realizada no passado dia 27, tendo já sido lançado o concurso público da empreitada.
A intervenção tem um prazo de execução de doze meses e contempla o embelezamento daquela que é uma das entradas da vila.
A par obras da remodelação da rede de saneamento e águas, a edilidade vai construir passeios em ambos os lados da estrada e reforçar o sistema de iluminação daquela zona da localidade.
A sinalização também vai ser melhorar, de forma a assinalar a entrada na vila, que também ganhará alguns espaços ajardinados.
Segundo o vereador da CMV, António Oliveira, a requalificação urbanística do Calvário marca a concretização duma velha aspiração da população da freguesia. “Queremos converter a Estrada Nacional numa rua de Argozelo, construindo passeios e dando um ar mais urbano à vila”, salientou o autarca.

Curva do cemitério melhorada

Dado que vai ser colocado novo tapete betuminoso entre o Bairro de Sebastião e a zona das bombas de gasolina, a autarquia vai aproveitar a empreitada para remodelar todas as infra-estruturas. Por isso, além da rede de águas e saneamento, os cabos de electricidade e telefone serão enterrados, para não ficarem à vista. “Vamos fazer tudo duma vez, para não termos que abrir buracos depois de pavimentarmos a rua”, assevera o vereador.
Na óptica do autarca, só há uma forma de adiar novas obras, que é remodelar toda a rede de infra-estruturas básicas, evitando rupturas nas canalizações.
Além disso, a edilidade vai corrigir a curva de acesso ao cemitério, “que ficará com melhor visibilidade”, garante António Oliveira.
Recorde-se que a saída de Argozelo para Bragança encontra-se devidamente estruturada com árvores e passeios, pelo que faltava requalificar a zona do Calvário para dignificar as duas entradas e saídas na vila.
Após os arranjos do largo de S. Sebastião e do largo Dr. Manuel Telles, no âmbito da Rota da Terra Fria, a população vê, agora, mais uma zona da vila embelezada.