Ambulância assegura cuidados intensivos

PUB.

Ter, 07/06/2005 - 14:48


Os Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB) receberam, no passado sábado, a primeira Unidade Móvel de Cuidados Intensivos (UCI) do distrito de Bragança.

Trata-se duma ambulância topo de gama que consegue ser mais rápida que um helicóptero numa operação de evacuação de Bragança para o Porto. “Em condições normais, esta viatura consegue fazer chegar ao Porto um doente mais bem assistido e, no mínimo, no mesmo espaço de tempo que um helicóptero”, garante o operacional.
O comandante recorda que um helicóptero do INEM, após o alerta, demora uma hora a chegar a Bragança e outra hora para regressar ao Porto. No caso da UCI, o tempo de viagem pode ser reduzido em quinze minutos. “Com a colaboração que temos com a Brigada de Trânsito, o doente sai daqui e, passada uma hora e 45 minutos está num hospital central do Porto”, explicou José Fernandes.
A UCI custou 52.500 euros, totalmente pagos pelos cofres da Associação Humanitária dos BVB.

Camiões desencarcerados

A corporação comemorou 115 anos de vida e apresentou uma outra nova viatura. Trata-se de um Veículo de Socorro e Apoio Táctico (VSAT), que vai permitir efectuar operações de desencarceramento em todo o tipo de viaturas, inclusive em camiões de grandes dimensões.
A unidade custou 178 mil euros, comparticipados pelo FEDER, Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e Câmara Municipal de Bragança. “Vem colmatar uma lacuna enorme na nossa corporação, que não tinha uma viatura de desencarceramento para acudir a um acidente grave no IP4 e nas restantes vias do concelho”, sublinhou José Fernandes.
Em breve, os BVB receberão uma viatura de tracção 6x6, apta a operar em incêndios urbanos, industriais e florestais. O veículo também dará apoio ao aeródromo de Bragança na aterragem e descolagem de aviões de médio e grande porte já que no próximo mês começarão as carreiras aéreas Bragança-Paris (França). “É uma viatura que tem um depósito de 200 litros de espuma para combater incêndios em aeronaves e, ainda, um tanque de 9 mil litros de água para dar apoio às populações”, salienta o comandante dos BVB.