ALFÂNDEGA lança bairro habitacional

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 14:56


A Câmara Municipal de Alfandega da Fé (CMAF) apresentou, na passada quinta-feira, um Bairro Residencial de Iniciativa Privada que visa proporcionar incentivos à fixação de jovens naquela vila.

O projecto contempla a construção de 40 moradias, que podem ser adquiridas a custos controlados.
A primeira fase do bairro habitacional será constituída por 20 vivendas T3, sendo nove delas isoladas e onze geminadas. A futura urbanização representa um investimento de dois milhões de euros.
O processo de construção do novo bairro arrancou há cerca de três anos, tendo o município adquirido um terreno na entrada sul da vila, que custou cerca de 200 mil euros. Os projectos já estão em execução, para que os interessados se possam candidatar às moradias.
As habitações geminadas têm uma área média de 222 metros quadrados e 434 metros, consoante se trate de T3 ou T4, estas a construir numa segunda fase. Ambas contemplam garagem e um pequeno logradouro. No caso das moradias isoladas, a área média é de 587 metros quadrados de área de construção, com piscina e garagem.

Naturais do concelho
têm preferência

Segundo o presidente da CMAF, João Carlos Figueiredo, não se trata de um complexo com características sociais, “mas também não é um bairro elitista”. De acordo com o edil, com a construção deste complexo habitacional “estarão criadas as condições para os jovens adquiriram habitação própria”.
Para tal, os candidatos serão seleccionados com base em critérios objectivos. Sabe-se, por exemplo, que será dada preferência aos naturais do concelho, residentes ou não, que pretendam exercer a sua actividade profissional no concelho. As candidaturas de jovens que não possuem habitação própria é outro dos elementos a ter em conta.
Por outro lado, este bairro pretende dignificar a entrada sul de Alfandega da Fé, já que em paralelo poderão nascer outras infra estruturas, tais como arruamentos e iluminação.
Entretanto, o município já despoletou alterações ao Plano Director Municipal (PDM) para a elaboração do Plano de Pormenor. O processo deverá estar concluído até final do de Setembro para possibilitar arrancar a construção do bairro habitacional no início do ano.