ALFÂNDEGA ensina inglês há três anos

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:25


Em Alfândega da Fé as aulas de Inglês são gratuitas para alunos do primeiro ciclo desde 2002. A ideia foi posta em prática desde que a autarquia decidiu concentrar todas as crianças das escolas com menos de cinco alunos, no Centro Escolar da sede de concelho.

Pensando na melhoria das condições de ensino e no consequente sucesso escolar das crianças do concelho, a Câmara Municipal disponibilizou uma série de serviços, entre os quais as aulas de Inglês, Informática e Música para todos os alunos do 1º Ciclo.
As actividades são asseguradas por técnicos contratados pela autarquia ou por via de protocolos celebrados com centros educativos, como acontece com o Inglês e a Informática).
No caso do Inglês, esta língua começou a ser leccionada fora da componente lectiva, mas este ano já está integrada no plano curricular, sendo disponibilizada a todos os alunos do concelho, mesmo àqueles que não frequentam o Centro Escolar. Isto porque os alunos das escolas que das freguesias rurais deslocam-se uma vez por semana ao Centro Escolar, onde recebem aulas de Inglês, Informática, Educação Plástica, Educação Musical e Educação Física.
Em construção está a nova EB1 de Alfândega da Fé, um edifício que permitirá concentrar todas as crianças deste grau de ensino, contribuindo para a melhoria das condições de ensino no concelho.

Manuais escolares gratuitos

A publicação no Diário da República de um despacho relativo à distribuição gratuita de manuais escolares também vem de encontro à política seguida pela autarquia de Alfândega da Fé desde há 3 anos.
Recorde-se que desde o ano lectivo de 2002/2003 que a edilidade disponibiliza manuais escolares para todas as crianças e jovens que frequentem a escolaridade obrigatória. Trata-se duma espécie de incentivo para que os jovens continuem os estudos, que contribui, ao mesmo tempo, para diminuir as despesas que os pais enfrentam com a educação dos filhos.
Neste ano lectivo foram investidos cerca de 45 mil Euros em manuais escolares, uma medida que abrange todos os alunos desde o primeiro ano até ao nono, independentemente dos rendimentos do agregado familiar.
O referido despacho governamental propõe que as escolas adiram a um mecanismo de transmissão em cadeia de manuais escolares no 2º e 3º ciclos do ensino básico. Assim, o aluno tem a possibilidade de entregar os livros que usou durante o ano lectivo e no início do novo ano escolar receberá os manuais respeitantes ao ano que irá frequentar.
Este modelo é muito semelhante ao que foi instituído em Alfândega da Fé.