ALFÂNDEGA aposta tudo na cereja

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:25


De 9 a 12 de Junho a Festa acontece em Alfândega da Fé, com a realização de mais uma edição da Feira da Cereja e dos Produtos Locais.

Muito mais do que uma Feira das actividades económicas, este evento é um ponto de encontro entre a história e tradições de Alfândega da Fé. Ao longo dos quatro dias do certame pretende-se fazer a ponte entre o passado, o presente e perspectiva-se o futuro deste concelho.
A Feira da Cereja e dos Produtos Locais tem vindo a afirmar-se no panorama das realizações económicas e culturais da região e este ano promete mais e melhores espectáculos e animação. Neste campo a aposta é forte. Ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, haverá mais uma noite com espectáculo musical.
Ou seja, a organização optou por alargar o período de feira, fazendo coincidir o encerramento oficial com o espectáculo a cargo de Lucas e Mateus. Além disso, o programa deste ano evidencia uma aposta clara na qualidade dos artistas que irão animar o recinto. Xutos e Pontapés, Tony Carreira e Banda Eva compõem o leque dos artistas e grupos conceituados que prometem atrair muito público.

Ambiente medieval

O figurino mantém-se muito semelhante ao das edições anteriores, a tónica é posta agora na qualidade do certame. No recinto conviverão harmoniosamente dois mundos: o contemporâneo e o medieval. Uma combinação de sucesso que permitiu transformar o certame num evento de características inéditas no Norte do país. Faz-se da Cereja a ponte para promover os outros produtos locais, também eles de excelente qualidade, aproveita-se aquela que é uma das imagens de marca de Alfândega para divulgar a história e cultura do concelho.
Ao longo dos dias de festa haverá espectáculos equestres que darão a conhecer lendas e factos relacionados com a história local. Entre estes destaque para a recriação da Lenda dos Cavaleiros das Esporas Douradas, que explica a origem do nome de Alfândega da Fé.
A animação de rua será uma constante e também vai beber inspiração ao período medieval. Para os amantes da boa mesa a organização volta a apostar na já tradicional Ceia Medieval, uma forma de provar a apetitosa gastronomia da região, que também estará presente nos restaurantes da Feira.

Michel cozinha ao vivo

Para os mais gulosos a Câmara Municipal, em conjunto com a EDEAF- Empresa de Desenvolvimento Municipal de Alfândega da Fé- promove o I Concurso Gastronómico da Cereja de Alfândega da Fé. Da iniciativa, apadrinhada pelo Chefe de Cozinha Michel da Costa, constam para além do concurso, provas gastronómicas de iguarias confeccionadas à base de cereja. Esta foi uma das formas encontradas para dar a conhecer as potencialidades deste fruto, incentivando a sua produção e desafiando cozinheiros, doceiros e pasteleiros a apostar na confecção de produtos onde a cereja seja o ingrediente principal.
A dinamização da economia local é, de facto, o grande objectivo deste certame. A Feira é um importante cartaz turístico e, por isso, uma óptima oportunidade de negócio. A Câmara Municipal está consciente de que o futuro de concelhos com as características do de Alfândega tem que passar, irremediavelmente, pela valorização e consequente rentabilização dos produtos locais.