Álcool na estrada

PUB.

Ter, 10/05/2005 - 16:43


O destacamento da GNR de Miranda do Douro detectou, na madrugada de anteontem, dez automobilistas com taxa de álcool acima do permitido por lei. A operação decorreu no perímetro urbano daquela cidade e num troço da EN 221.

Na sequência da operação, as forças policiais detiveram três condutores que foram presentes aos tribunais de Mogadouro e Miranda do Douro. De salientar que um dos detidos acusava 2.28 gramas de álcool por litro de sangue.
Foram ainda passadas mais sete contra ordenações, quatro das quais com a classificação de “muito grave”, já que os automobilistas apresentavam taxas de alcoolémia superiores a 0.80 gramas por litro de sangue.
Segundo o tenente Gonçalo Amado, da GNR, a atenção dos militares da Guarda incidiu sobre o perímetro da cidade de Miranda do Douro e na EN 221, uma via bastante movimentada, que liga os concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro, possibilitando, ainda, uma ligação à fronteira com Espanha.
A estrada tem bom piso e algumas rectas são propícias a velocidades, pelo que há registo de diversos acidentes, alguns dos quais com gravidade.
As operações de fiscalização dentro das localidades, onde chegam a estar várias patrulhas, estão ser alvo de alguma contestação por parte dos automobilistas, que não vêem com bons olhos o reforço da vigilância e os testes de alcoolémia.
A GNR, contudo, garante que este tipo de operações de sensibilização visa evitar os acidentes e não promover a “caça à multa”.
Segundo as autoridades, em termos gerais os indivíduos apanhados em transgressão pertencem a diversas faixas etárias e a ambos os sexos.