Alcatrão no Aeródromo de Mogadouro

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:16


A pista do Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM) vai ser pavimentada. Esta é a terceira fase do projecto duma infra-estrutura que já dispõem de equipamentos de apoio a aeronaves e pista vedada.

A plataforma do AMM tem uma extensão de 1270 metros de comprimento por 23 metros de largura, que serão alcatroados à custa de um investimento de 196 mil euros.
Segundo o vereador da autarquia local, António Pimentel, o aeródromo mogadourense será dotado de todas as condições para receber as aeronaves de combates a incêndios florestais.
Além disso, depois de pavimentada, a pista poderá ser, em caso de necessidade, uma alternativa ao Aeródromo de Bragança, dado que poderá receber aviões de passageiros de pequeno porte.
Um dos principais motivos que levou à construção de um aeródromo em Mogadouro foi a criação de uma escola internacional para voo planado, já que as instalações de AMM vão albergar o Centro Internacional de Voo à Vela (CIVV), uma estrutura que dará formação a pilotos daquela modalidade aérea desportiva.
Para esse efeito já foi contratado um piloto-instrutor e aberto um concurso público para a aquisição de uma aeronave rebocadora para planadores. Além disso, o CIVV já adquiriu um avião para a prática da modalidade.
Recorde-se que as condições da região para a prática deste desporto são consideradas como as melhores da Península Ibérica.