Albano Gomes homenageado

PUB.

Ter, 10/05/2005 - 15:43


Os agricultores de Vinhais homenagearam, na passada sexta-feira, Albano do Nascimento Gomes, o fundador da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bisara (ANCSUB) falecido no passado dia 6 de Fevereiro.

A homenagem começou com uma missa na igreja do Seminário de Vinhais, seguindo-se a colocação duma lápide no cemitério da vila, junto à campa de Albano Gomes.
A iniciativa partiu das associações de agricultores do concelho, nomeadamente da Organização de Produtores Pecuários (OPP)/Agrupamento de Defesa Sanitária (ADS) de Vinhais, ANCSUB, Cooperativa Agrícola de Vinhais e Matadouro de Vinhais.
Na lápide colocada no cemitério pode ler-se: “Um Homem de coração grande e voz incómoda. De ambos se serviu na defesa da Agricultura de Vinhais. O nosso eterno bem haja”.
Durante a cerimónia, o presidente da OPP/ADS de Vinhais, Moisés Alves, definiu de forma sentida a personalidade de Albano Gomes. “O Albano era um homem simples, bom e de ideias fixas, que dizia o que pensava sem rodeios, agradasse ou não a quem ouvia, que dizia aquilo que outros não tinha coragem de dizer”, recordou Moisés Alves, que trabalhou com o homenageado na criação do ADS e na revitalização da Cooperativa Agrícola de Vinhais.
Segundo o dirigente, Albano Gomes “era o homem que tinha projectos e ambições para a agricultura deste concelho, que começava o dia a pensar no bem-estar dos outros e acabava o dia a trabalhar para os outros”.

“Merece ser nome de rua”

Por outro lado, a homenagem de sexta-feira “é uma forma de não deixar que esqueçam Albano Gomes e os projectos que ele tinha em mente, mas que não teve tempo de pôr em prática”, salientou o presidente da OPP/ADS de Vinhais.
Recorde-se que o homenageado foi presidente da Cooperativa Agrícola de Vinhais durante 12 anos e, para além da ANCSUB e do ADS, também esteve envolvido na criação do Matadouro de Vinhais.
“Ele era, não só o maior produtor de suínos de raça bisara, mas também o maior produtor de cereja de Vinhais e queria que toda a matéria-prima fosse transformada no concelho, criando postos de trabalho e mais valias”, recorda Moisés Alves.
Atendendo à obra que deixa para trás, o presidente do ADS considera que Albano Gomes “merece outros destaques, porventura o seu nome escrito numa rua da vila ou do concelho”.
Dadas as circunstâncias, homenagem também funcionou como forma de agradecimento. “Em nome dos agricultores do concelho, obrigado pela herança que nos deixaste, por tudo quanto fizeste pela agricultura e pecuária, por tudo quanto nos ensinaste. Este gesto de agradecimento é o mínimo que antigos companheiros de luta podem fazer”, sublinhou Moisés Alves.
Na óptica do dirigente, cabe, agora, aos agentes do sector agrícola e pecuário do concelho pôr em prática os desafios lançados por Albano Gomes “porque Deus não permitiu a sua realização”.